Libere espaço em seu iPod com iTunes Match

Experimente o serviço de armazenamento em nuvem da Apple que permite ouvir toda sua biblioteca musical via streaming em qualquer dispositivo da marca

Loading

O tempo vai passando, bandas novas vão surgindo e os HDs de nossos computadores, iPods e Celulares muitas vezes não acompanham a sede por novidades de alguns fãs de música. Pelo menos para os usuários de algum iGadget (Macbook, iMac, iPad, iPhone ou iPod Touch), uma excelente solução surgiu: o iTunes Match.

Como de costume, o serviço foi primeiro liberado para os americanos e, há alguns meses, acompanhando a chegada da iTunes Store brasileira, passou a estar disponível para nós também. Foi aí que resolvi experimentá-lo.

Funciona da seguinte maneira: você ativa o serviço em seu iTunes por uma taxa anual bem justa de US$ 24,99 e ele faz um rastreio de TODAS as suas músicas e as disponibiliza no iCloud. As que você comprou na loja da Apple ou em outras lojas, as que você pegou de algum CD e inclusive suas faixas e álbuns de “origem duvidosa”, que estando disponíveis no iTunes, ele as substitui para você, por uma versão deles, de 256kbps, livre de DRM, mesmo que a qualidade da sua versão seja inferior. Tudo que não estiver presente na loja virtual deles, como alguma session ao vivo de algum site ou uma música da banda pequena de seu amigo, é feito um upload e passa a estar disponível também dentro do serviço de armazenamento em nuvem da Apple.

Após todo este processo, basta ir até seus dispositivos móveis e ativar o iTunes Match. A partir daí, é só estar conectado à Internet e ouvir todas suas músicas em streaming, com a vantagem de poder baixar direto pelo aparelho algumas que quiser tê-las disponíveis offline também.

Após alguns meses utilizando o serviço, estou realmente satisfeito. Posso ter todas as minhas músicas que antes não cabiam em meu iPhone, disponíveis para mim a qualquer momento. Obviamente, funciona muito melhor em wi-fi do que na deficiente rede 3G brasileira, mas nada muito crítico, com apenas um delay de 5 segundos para começar a tocar a música escolhida.

Uma boa dica é, sempre que estiver em algum ambiente com Internet ouvindo música, pegue as melhores faixas de seus álbuns preferidos e baixe-as para estarem disponíveis quando não houver conexão. Já aqueles álbuns que você baixa uma vez para conhecer, mas nunca mais volta a ouvir novamente, continuarão lá para serem ouvidos a qualquer momento, mas sem ocupar espaço no seu HD.

Para mais informações, basta visitar o site da Apple e conhecer mais sobre o serviço.

Loading

MARCADORES: Compras

Autor:

Nerd de música e fundador do Monkeybuzz.