Dimitri Vegas & Like Mike: Inevitável Ascensão

Do interior da Bélgica a anfitriões do Tomorrowland: conheça o segundo lugar da DJ Mag 2014

Loading

Demorou cerca de quinze anos de carreira para que Dimitri e Michael Thivaios conseguissem chegar no segundo lugar do Top 100 DJ Mag – a famosa lista de melhores DJs. Os irmãos, mais conhecidos como Dimitri Vegas & Like Mike, começaram cedo e mostraram garra o suficiente para que ninguém pense que são os anfitriões de tantos festivais só pelo famoso “QI” (“Quem Indica”), afinal, não é a toa que a dupla é significativamente elogiada por músicos como Axwell e Lady Gaga, para nomear alguns. Foram os autores de cinco singles que lideraram a Beatport em 2013, alcançaram a sexta colocação da DJ Mag no mesmo ano e contaram com uma movimentação de amigos, produtores, atores, diretores e também DJs na votação de 2014. Pelo andar da carruagem, não vai ter pra ninguém em 2015.

Depois de uma temporada longa na Grécia, Dimitri voltou para Bélgica e resolveu trabalhar em conjunto com seu irmão que, até então, investia pesado em produção de Black Music. Nesse meio tempo, veio Cocaine / Eivissa 2007 e uma série de bons remixes. Os dois foram descobertos por ninguém menos que Axwell depois do lançamento do remix de Work That Body, em 2008. A conversa depois disso ficou tão séria que pouco tempo depois já tinha encomenda feita: o remix de Rotterdam City of Love, de Abel Ramos, pelo selo Axtone.

Mais conhecidos por serem os embaixadores do evento Tomorrowland, Dimitri e Mike tem como o fundador do festival o seu empresário. Além disso, os dois foram convidados para fazer a trilha do evento em 2010 e, desde então, parece que virou tradição. Naquele ano, Tomorrow (Give Into The Night), faixa com colaboração da dupla Dada Life e Tara McDonald, teve uma repercussão maestral suficiente para retornarem em 2011 com Afrojack e Nervo com The Way We See The World. Em 2012, voltaram com Tomorrow Changed Today e, em 2013, o tema CHATTAHOOCHEE, aclamado pelos fãs da EDM, chegando atéo primeiro lugar da lista da Beatport em menos de três dias. No ano passado, o Tomorrowland veio com Waves com W&w e a dupla belga que alcançou mais de 2 milhões de visualizações no YouTube.

Dimitri e Mike são das raízes mais mecânicas do EDM, daquelas que muitos gostam de criticar, mas que também a maioria dos fãs de verdade amam. As faixam, em suas maiorias, instrumentais, lotadas de sintetizadores, não muito diferente de qualquer produtor talentoso local que temos por aqui como Marcelo Cic ou FTampa. O argumento, pelo menos da trilha, é se aproximar ao máximo do clima de cada festival. Isso é o que inspira ambos os produtores para criação de cada tema e é exatamente o que faz com que sejam os autores em anos consecutivos. Conseguem capturar, de forma única, a essência viva, altruísta e natural da cultura PLUR e expor musicalmente.

Trabalhar em um duo não é uma tarefa tão fácil, exige uma certa cumplicidade de ideias, ideais, metas, influências e tudo que envolve o processo criativo. Agora, se observar mais de perto a carreira que os irmãos Thivaios construiram, perceberá que boa parte dela foi do lado dos maiores produtores do mundo em colaboração. Isso engrandeceu bastante o projeto, alavancou o nome dos dois além do que imaginava e, mais que tudo isso, provou que é possível quebrar barreiras dentro desse estilo de EDM. Não só de trazer o novo, mas também de logística, de construir faixas com autores de países diferentes usando somente a internet, aprender a ceder e saber se posicionar e ainda colocar essa faixa entre no topo do ranking. Isso dinamizou muito o processo de criação da dupla. Hoje, Dimitri Vegas & Like Mike trabalham de segunda em segunda em produção e preferem pecar em não lançar oficialmente uma faixa do que faltar com seus fãs. Produzir se tornou um processo fácil.

Trabalhar com tanta prevenção dá um tempo maior para evitar crises e abre uma vantagem maior em um leque de oportunidades. É o caso de 2015. O duo planeja lançar seu álbum no verão desse ano e já é certo que tem muita gente conhecida dando seus pitacos. Um boato forte é que o pessoal do Major Lazer tem presença confirmada. Apesar do crescente sucesso nos últimos cinco anos, não dá pra enxergar o início do declínio na carreira desses dois. Nesse ano, Dimitri Vegas & Like Mike desembarcam novamente em terras tupiniquins na estreia da edição brasileira do Tomorrowland, de 1 a 3 de maio, no interior de São Paulo, confirmado na primeira fase do line up do festival. Há de se esperar muito barulho depois de um 2014 cheio de grandes sucessos como Tremor e Nova, além de Vinai, grande hit lançado há uma semana e com quase 1 milhão de visualizações. Quem tem dúvidas que esse ano é dos bélgicos?

Loading

Autor:

Publicitário que não sabe o que consome mais: música, jornalismo ou Burger King