“Alguém”: André Whoong Começa a Colocar “Justo Agora” no Mundo

Faixa inicia jornada de uma música lançada por dia até disco sair

Justo Agora é o já anunciado segundo álbum de André Whoong, que chega relativamente pouco tempo – cerca de um ano – após sua estreia com 1985. E na jornada para seu lançamento oficial em 25 de novembro, o músico paulistano promete soltar uma música por dia, a começar por Alguém – mostrada em primeira mão no Monkeybuzz.

“Escolhi lançar a Alguém pois acho que ela simboliza bem a estética desse disco e tem uma narrativa um pouco diferente do 1985”, contou Whoong ao site, “ela trata sobre a urgência de botar pra fora os sentimentos para que não fiquemos socialmente doentes, sobre o medo contemporâneo de amar e se dar mal, sobre essa juventude que, embora receba informação de maneira muito voraz, tem uma paciência invejável para filtrar os detalhes que botam fé”.

Segundo ele, Justo Agora evoluiu a partir da ideia para um EP. “Senti que o ciclo do 1985 já tinha rolado naturalmente”, conta, “as músicas começaram a surgir e senti que vinham tendo uma unidade. E isso significa que, tendo um lance amarrado entre algumas músicas, eu já ficaria a fim de mostrar pra quem curte me ouvir”.

Alguém é a faixa número três das dez que compõem o álbum, visivelmente mais animado que o anterior. “Acho que tem uma onda um pouco mais descompromissada com a estética que se atém à temática do existencialismo no primeiro disco”, revela o músico, “ele tá mais vibrante e dançante. As músicas estão menos verborrágicas e mais corporais. Eu sentia falta disso nos shows do 1985. Músicas que me fizessem mexer mais o quadril e menos a mão”.

“Mais ainda tem bastante de mim do 1985 no Justo Agora”, explica, “as melodias são do mesmo cerne, a ambiência solar ainda é predominante. E tem algumas duas músicas que poderiam facilmente estar no 1985. E o mais legal é que a Warner Music Brasil vai lançar agora digitalmente os dois discos juntos. Quase um box do Whoong. Mini Box. O segundo menor box do mundo, como diria Os Mulheres Negras”.

Justo Agora terá seu show de lançamento em São Paulo, com direito a disco grátis para todos que forem, no dia 29 de novembro (todas as informações estão na página do evento no Facebook) – tempo suficiente para conhecer todas as músicas (individualmente a cada dia a partir de hoje, ou no repertório como foi pensado do disco no dia 25) e para refletir sobre o que elas significam um ano depois de 1985. “Acho que são dois discos não muito distantes, mas dois momentos diferentes”, conclui Whoong, “e acho legal ter essa liberdade pra evoluir e se transformar livremente. A gente é artista e tem que se sentir livre”.

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.