André Whoong: Duas Novas Músicas para um Novo Momento

“Distração” e “Herói” exploram outros lados da estética do músico

Loading

Fotos: Pamella Gachido

“Saiu fácil de mim, então acho que foi sincero”, comenta André Whoong sobre seu lançamento duplo que acontece nesta sexta, 08 de dezembro: Herói e Distração mantém o ritmo de novidades anuais do músico, mas se distanciam um pouco de seus trabalhos anteriores em questões estéticas.

Se 1985 (de 2015) trazia aquele espírito de “primeiro disco”, com os amigos cantando junto e uma reunião de ideias que o formam como pessoa (ou aquela vontade de comunicar ao mundo quem você é), com o músico e produtor tateando sua identidade humildemente, o segundo (Justo Agora, 2016) tinha um aspecto mais “direto ao ponto”, com músicas mais destemidas em falar alto aquilo que queriam dizer (não há timidez nos timbres, volumes, letras e interpretação de Alguém, por exemplo).

A dobradinha de faixas que sai hoje está em um terceiro lugar. Após um ano em que Whoong produziu pela primeira vez um disco que não fosse seu (Gaya, de Tiê, sua parceira/chefe do selo Rosa Flamingo), recebemos uma sonoridade mais espacial, que permite que as músicas cresçam aos poucos. Depois de algumas audições, fica a sensação de um intimismo trabalhado por alguém que nunca deixou a intimidade de lado nas músicas (Eu Vou Parar de Beber, seu primeiro single, não me deixa mentir). É como se agora ele te contase algo em uma conversa a dois, enquanto antes você conhecia suas ideias através de posts nas redes sociais. Sabe?

O vídeo de Distração vem com imagens de Pamella Gachido em montagem de Marcelo Perdido, com essa dinâmica de introspecção em uma sonoridade com todo um ambiente, toda uma vibe. “Na terapia, descobri que fiz essas músicas para mim, tipo meio que aceitando uma mudança”, conta ele, “deixando conceitos de lado e entendendo a mudança como necessária pra viver”. Faz sentido, ainda mais quando inserimos o lançamento dentro de sua (ainda recente) discografia.

Neste sábado, 09 de dezembro, André Whoong e seus companheiros de selo – FingerFingerrr, La Baq e a já mencionada Tiê – realizam noite especial na programação da Semana Internacional da Música (SIM SP), na casa Breve. Todos os detalhes estão abaixo.

Noite Rosa Flamingo – SIM São Paulo 2017

09 de dezembro, sábado, a partir das 20h Breve: Rua Clélia, 470 Pompeia Ingressos: R$10 Classificação: 18 anos

Loading

ARTISTA: André Whoong
MARCADORES: Nova faixa

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.