BregaWave: Romero Ferro explica “Pra Te Conquistar”

Novo single do músico pernambucano foi lançado em videoclipe

Loading

Fotos: Lana Pinho

Há uma nova cara naquilo que Romero Ferro produz, como vemos em seu mais recente lançamento, o single Pra Te Conquistar. Nele, o artista pernambucano explora referências do Vaporwave com influências da música Brega tão popular (e icônica) do seu estado natal. O resultado é o que ele tem chamado de BregaWave, ou TropicalWave.

Falando ao Monkeybuzz, o cantor e compositor comenta que ele observa essa herança do New Wave nos mais diversos cantos da produção cultural, da moda ao audiovisual, passando – obviamente – pela música. “A gente vive períodos cíclicos no mundo, tudo está indo e vindo o tempo inteiro”, explica ele, “acho que esse som vai se conectar com o nosso atual momento, fazendo com que as pessoas voltem os olhos para a riqueza dos anos 1980. E unir tudo isso ao Brega Pernambucano é o grande tempero do projeto, o ‘segredinho’. É bonito ver a semelhança que esses dois ritmos têm, mesmo sendo de universos tão diferentes”.

Ferro contou também que a concepção do vídeo, dirigido por Marionaldo Junior, foi bastante natural. Fã do formato clipe, ele diz que “quando estou compondo a canção já vou pensando em elementos visuais que acabam me direcionando para o vídeo”. “Gosto muito de pensar detalhadamente em tudo, escolher cores, texturas, temperatura”, comenta Ferro.

O clipe não poderia ser mais claro em trazer as referências oitentistas em todos esses elementos, servindo também de amostra para o “universo” de seu próximo disco. “Pra Te Conquistar tinha a função de ser o single de apresentação, e a gente quis que ela viesse carregada de todas as referências principais”, ele explica, “a partir daqui, podemos ramificar os outros singles, mostrando as outras nuances dessa ‘era’”.

Ao lado daquilo que é televisivo e neon, há também a sonoridade Brega, traduzida também na direção de arte do videoclipe. Das plantas do cenário ao figurino que Ferro usa, tudo remete também a algo brasileiro, nordestino, pernambucano. Sobre os cantores do Brega, ele comenta que “eles são mestres da comunicação popular, do ‘eu te amo’ sem arrodeios, sabem falar de sentimentos de um forma muito clara e inteligente. Eu estou em um momento de vida mais objetivo, me inspirei neles pra isso, quero me comunicar assim com mais pessoas”.

Loading

ARTISTA: Romero Ferro
MARCADORES: Clipe, Entrevista

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.