Não é de hoje que Kendrick Lamar vem se estabelecendo como um dos grandes novos nomes do Hip-Hop atual. Ele consegue mesclar versos densos, precisos, sinceros e cheios de referências claras à cultura Pop, com melodias impressionantemente gostosas de se ouvir, conseguindo atrair um público enorme, sem comprometer a qualidade de seu Rap.
Nessa semana, o rappper Big Sean disponibilizou a faixa Control (HOF), que não estará presente em seu disco, por causa de alguns samples que foram usados. Apesar da faixa ser de Big Sean, a estrela da vez foi Kendrick Lamar, que entra na metade da música com alguns de seus versos mais agressivos já feitos.
Nele, Kendrick exalta sua importância no Hip-Hop, com trechos como “I’m important like the pope”, “I’m the king of New York/ King of the Coast”, e cutuca sem enrolações nomes como “Jermaine Cole, Big KRIT, Wale / Pusha T, Meek Millz, A$AP Rocky, Drake / Big Sean, Jay Electron’, Tyler, Mac Miller”, lembrando-os, que apesar de serem amigos e colaborarem frequentemente juntos, eles são seus concorrentes e que ele não terá dó de nenhum deles, inclusive parafraseando o próprio, dizendo que ele nivelou a competição por cima, então quem tentar alcançá-lo, estará cometendo suicídio. Essas batalhas costumavam ser mais comuns no gênero, mas há algum tempo e com todas as parcerias atuais e dinheiro envolvido, parece que está todo mundo acomodado e satisfeito com tudo, o que vai contra as raízes do estilo.
“I’m usually homeboys with the same niggas I’m rhymin’ with/ But this is hip hop and them niggas should know what time it is/ And that goes for Jermaine Cole, Big KRIT, Wale Pusha T, Meek Millz, A$AP Rocky, Drake/ Big Sean, Jay Electron’, Tyler, Mac Miller/ I got love for you all but I’m tryna murder you niggas.”
O que deixa o trecho de 546 palavras ainda mais impressionante é o quanto Kendrick domina a técnica. Consegue encaixar críticas ao próprio Hip-Hop, inúmeras referências à cultura Pop como Decepticons (Transformers), Paul Mcartney, Beatles, Elvis, Marley, Lindsay Lohan, Barbie, entre outros. Para maiores conhecedores do Hip-Hop, é possível perceber ainda mais esse domínio da técnica, ao fazer referência a outros raps clássicos.
Alguns podem até achar boba toda essa discussão por uma música, mas o que alimenta tudo isso, é por ser o Hip-Hop, um estilo que costuma tirar todos de sua zona de conforto e como bem lembrou o Consequence of Sound, cutucou a ferida num momento em que Jay-Z está mais preocupado com seu empério empresarial, Tyler The Creator foi contratado pela MTV e a maior polêmica que A$AP Rocky se envolveu foi não ter pago uma garrafa de champagne que bebeu. Toda essa temática baladas/carros/mulheres/dinheiro parece ser muito infantil para ele e assistindo à repercussão da faixa, para os ouvintes também.
O restante da faixa é bem normal, as partes de Big Sean e a de Jay Electronica, que também participam da música não se destacam e são completamente engolidos pela cara-de-pau/coragem de Kendrick falando o que está engasgado na garganta de muitos e ainda citando nomes, sem se esconder em momento algum. A faixa é um Rap nada comercial, nada feito para tocar nas rádios, até por isso pode ser que tenha ficado de fora do álbum de Sean, mas também é por isso que deixou os fãs tão empolgados, é palavra atrás de palavra, verso atrás de verso, mal sobrando tempo para um respiro entre um trecho e outro, como é difícil encontrarmos no gênero atualmente.
A letra da música é a mais vista do momento no Rap Genius, está dando o que falar no Twitter e o trecho de Kendrick está dando a mesma repercussão e sendo considerado um dos grandes versos do Hip-Hop desde Monster do Kanye West, com participação de Nicki Minaj, além da resposta dos rappers envolvidos.
How can yall think I’m hating on Kendrick right now? Much respect to him for bodying everybody. This day marks a new rap game kno dat. Haha
— oG $wank. (@joeyBADASS_) August 13, 2013
This one that didn’t make the album cuz of the sample BUT IT IS NOT no radio shit.. Straight rap… I’m talking 7min shit… Grimey shit.
— Big Sean (@BigSean) August 13, 2013
I hear u loud and clear my nigga… @kendricklamar
— PUSHA T (@PUSHA_T) August 13, 2013
good kid, m.A.A.d city foi um dos grandes álbuns do ano passado e para mim, o maior lançamento recente do Hip-Hop. Essa participação na faixa de Big Sean, que além de tudo é muito boa de ouvir, chegando a nos tirar o fôlego com a maneira agressiva que Kendrick usa sua voz, foi só mais uma prova de que ele está aí para tornar o Hip-Hop mais interessante para quem já estava curtindo e finalmente interessante para quem estava desinteressado.