Novos Caminhos: De Rihanna a Bon Iver

Para aqueles amigos que ouvem sempre os mesmos grandes nomes do Pop, indicamos novidades que podem tirá-los da zona de conforto musical

Loading

Existem problemas e frustrações que todo fã de música, como nós, deve passar. Uma das maiores é ter um número grande de amigos (e às vezes os mais próximos) que não se interessam tanto pelo assunto, estão acostumados a ouvir apenas um determinado estilo e dificilmente se esforçam para conhecer novidades e experimentar algo fora de suas zonas de conforto, por isso não conseguimos dividir nossas excelentes descobertas com eles.

Não há problema nenhum nisso, cada um tem seus interesses e todo estilo de música é válido dentro de seu propósito, seja ele animar uma festa, embalar danças românticas, ou se tornarem clássicos tão unânimes que já satisfazem seu desejo por música. Mesmo assim, nós que amamos um bom álbum, boas músicas e tudo que envolve esta arte, ficamos aflitos e acreditamos que quem não ama como nós é porque não tem tempo de encontrar boas faixas e se contenta com o que ouve por aí em trilhas, lojas, bares, restaurantes, festas ou no rádio.

Por isso, facilitamos seu trabalho e preparamos um bom caminho para você ou seu amigo seguir e descobrir novos sons. Todas as escolhas foram feitas em cima de bandas que sempre estão presentes no site, portanto não esqueça de que para conhecer ainda mais, basta acompanhar o Monkeybuzz diariamente, pois temos música para todos os gostos.

No texto de hoje, nosso foco é para quem curte um bom Pop, mas acaba ficando apenas entre os nomes mais famosos do rádio, como Rihanna, Lady Gaga, Beyoncé e tem esbarrado no máximo com Get Lucky do Daft Punk atualmente. Se gostarem do formato, faremos novamente mirando em outros públicos.

Primeiro Passo

Inicialmente, é melhor que o impacto não seja tão grande. Por isso, vale conhecer alguns nomes que não ficam assim tão distantes do Pop que está acostumado, mas que conseguem inserir um pouco mais de conteúdo, experimentar um pouquinho mais nas letras ou mesmo na produção.

Lorde – Royals

Se a neozelandesa Lorde já está em seu MP3, começamos bem e agora você pode seguir para nomes como a dupla AlunaGeorge ou a sueca .

AlunaGeorge – Your Drums Your Love

MØ – Pilgrim

Outra dica são as irmãs do Haim, uma das coisas mais interessantes que surgiram no Pop recentemente e prometem lançar um ótimo disco no final de setembro.

HAIM – Falling

Se continua confortável, vale experimentar também nomes ainda muito Pop, mas que experimentam um pouquinho mais, como a canadense Grimes, o duo Purity Ring, a banda Austra e inclusive mais próximos a nós, os projetos cariocas Opala e Mahmundi.

Grimes – Circumambient

Purity Ring – Fineshrine

Austra – Forgive Me

Opala – Two Moons

Mahmundi – Calor do Amor

Acho que só falamos de mulheres por enquanto, mas vale experimentar o capixaba SILVA, a banda carioca Tereza, o soulman Mayer Hawthorne que voltou muito mais Pop em seu novo disco ou a revelação Dan Croll

Silva – Claridão

Banda Tereza – Sandau

Mayer Hawthorne – Designer Drug

Dan Croll – From Nowhere

Segundo Passo

Muitos dos artistas Pop que estamos acostumado a ouvir e mesmo os citados acima não cansam de fazer parcerias com DJs e produtores de música eletrônica, seja em faixas originais ou em remixes, potencializando a criação para as pistas. Por isso, uma boa dica é embarcar no trabalho desses produtores também e conhecer alguns dos mais badalados hoje em dia.

Os mais prováveis que você conheça (e que, se não conhece, deve tirar o atraso) é a jovem dupla Disclosure que lançou um dos melhores álbuns do ano e Daft Punk que também voltou e continua no topo da popularidade.

Disclosure – Latch ft. Sam Smith

Daft Punk – Get Lucky ft. Pharell & Nile Rodgers

Se curte os dois, vale experimenter o projeto Major Lazer, o produtor Flume, Ryan Hemsworth e o duo carioca Felguk.

Major Lazer – Get Free feat. Amber of Dirty Projectors

Flume – Holdin On

Felguk – Shine On (With Infected Mushroom)

Terceiro Passo

Ufa, depois de tanta animação e batidas eletrônicas, é uma boa hora para provar alguns sons menos sintéticos, mais orgânicos, flertando com o Soul, o R&B, entre outros estilos.

Um dos principais nomes do ano aqui no Monkeybuzz é a dupla Rhye, que nos arrancou cinco bananinhas em seu álbum de estreia. Laura Mvula também é uma das coisas mais bonitas que você deve ouvir no ano e se gostou disso tudo, deve revisitar alguns clássicos de Antony And The Johnsons.

Rhye Open

Laura Mvula – Green Garden

Antony and the Johnsons – Fistful of Love

Achou tudo isso muito parado? Vale experimentar Solange, a irmã de Beyoncé que vem ao Brasil em Novembro.

Solange – Losing You

Quarto Passo

Já que entramos no território do R&B, vale checar algumas das maiores revelações do gênero que tem sido chamado de Indie R&B, um melhor que o outro.

Jacob Banks, Inc. e XXYYXX são alguns dos nomes que já protagonizaram nossa seção Ouça: Bandas. Todos eles, possuem muita semelhança com o ótimo projeto How To Dress Well, um dos nomes mais comemorados do ano passado.

Jacob – Worthy

XXYYXX – About You

How To Dress Well – & It Was U

Quinto Passo

Para finalizar o guia, achei que seria interessante apresentar algumas bandas variadas, já que se repararem, a maioria dos artistas Pop citados, possuem carreiras solo, ou trabalham no máximo em duplas. Ouvir o som de uma boa banda, com uma complexidade maior de instrumentos, podem ser uma aula incomparável de música, entendendo o papel de cada instrumento para a formação do todo.

Algumas bandas mais famosas que podem agradar, são os ingleses do Alt-J, o belíssimo som de Bon Iver ou o som dançante de Friendly Fires.

ALT-J ∆ – Breezeblocks

Bon Iver – Skinny Love

Mas como é provável que você conheça esses nomes, ofereço algumas das melhores bandas que passaram por nossa seção Ouça: Bandas, como Blaenavon, Vondelpark, Half Moon Run e Lighthouse and the Whaler.

Vondelpark – California Analog Dream

Half Moon Run – Call Me in the Afternoon

Lighthouse And The Whaler – Venice

Bônus: DFA Records

Atualmente, um dos principais motivos que nos fazem ouvir música Pop é para dançar e se divertir, principalmente após a música eletrônica estar cada vez mais presente no gênero.

Um dos selos que mais se especializou em fazer todo mundo dançar e tem isso como seu maior objetivo é a DFA Records, co-fundada por James Murphy, do LCD Soundsystem.

LCD Soundsystem – Tribulations

Bandas como The Rapture, Hot Chip, Holy Ghost, Yacht já passaram ou continuam no selo que se tornou referência em música dançante e acumula fãs no mundo todo.

The Rapture – How Deep Is Your Love

Hot Chip – Motion Sickness

Holy Ghost! – It Gets Dark

YACHT – Le Goudron

Conclusão

Como toda forma de produção cultural, quanto mais mergulhar, mais coisas legais vai encontrar e se identificar, por isso vale dar uma chance para novas bandas e, quem sabe, não encontra uma nova paixão?

Loading

Autor:

Nerd de música e fundador do Monkeybuzz.