Haçienda é recriada em museu de Londres

Lendária casa de shows de Manchester, que abrigou bandas como New Order e Happy Mondays, ganha exibição feita pelo arquiteto original

Loading

A casa de shows mais famosa de Manchester está de volta. A Haçienda, fundada por Rob Gretton e Tony Wilson (dono da Factory Records) em 1982 e fechada em 1997, será recriada em Londres dentro do Victoria & Albert Museum como parte de uma mostra sobre design britânico clássico.

O arquiteto original do projeto, Ben Kelly, ficou a cargo da recriação. Ele refez as famosas colunas com pintura amarela e preta trouxe de volta o banner em neon do bar Kim Philby, entre outros itens. “Pegamos elementos que representam o design do lugar, embora o espaço seja apenas uma pequena fração do original”, disse Kelly ao site Men Media. “Há listras nas colunas, assim como postinhos pretos e brancos, e recriamos algumas das sinalizações. Infelizmente, não tivemos nenhuma peça original da Haçienda, foram todas vendidas, então foi tudo refeito do zero”, explica.

A Haçienda foi um dos lugares mais importantes da música de Manchester, no Reino Unido. Ela serviu como base para o New Order, cujos discos financiavam as contas do lugar, que estava sempre no vermelho. Os Happy Mondays também amadureceram (como músicos e traficantes de drogas) na pista da Haçienda. Após as grandes dívidas acumuladas e o aumento de problemas de segurança com confrontos de gangues e de traficantes, a casa fechou as portas e virou um prédio de apartamentos, mas nunca perdeu sua aura de templo do rock.

Loading

MARCADORES: Exibição

Autor:

Jornalista. Acredita nos duendes enroladores de fones, mas não no hype.