Ouça: Cuscobayo

Grupo com referências folclóricas da América do Sul faz som animado, cativante e sonhador

Loading

Denominada como uma banda de Changa e Folk Platino “Independiente”, a Cuscobayo está entre os novos atos brasileiros de uma efervescente e distinta cena musical. Vindos originalmente da mesma Caxias do Sul do Catavento, Descartes e Honey Bomb Records mas divididos também em Porto Alegre, os guris do Rio Grande do Sul fazem um som extremamente orgânico e apegado às raízes do nosso continente como os estilos em sua descrição indicam.

Changa, curiosamente se encaixa de duas formas no som dos meninos – denominação de um ritmo dançante vindo da Colombia e Venezuela, no extremo norte da América do Sul, mas também referência a uma mistura de ervas fumáveis com ingredientes semelhantes ao Ayahuasca shamânico do Santo Daime. Nem tão psicodélico assim, mas igualmente dançante pelo trompete e percussões preponderantes, o grupo nos ganha de ouvido logo em uma primeira audição de seu único EP, Na Cancha.

Suas letras tratam sobre a vagabundagem na animada e perfeita para um show Ô Vagabundo- remetendo ao seu nome, que significa aquele cachorro de pelo sujo e andarilho, mas sempre com a boca aberta de alegria. Existe também a contemplação da natureza na letárgica e psicodélica Amenidade e sempre passando a sensação de continuidade, movimento por uma estrada montanhosa que nos apresenta mundos inesperados. Tenho a impressão que ao ouví-las, podemoos passar por lugares que nunca tive a chance de conhecer como Peru ou Bolívia e que, mesmo assim, são imaginações vívidas, como um dejá vu, que aparece na espanhola Vaguear Perdido.

Fácil de ouvir, o Folk Platino – relativo a Argentina, Paraguai e Uruguai, mas também ao Rio Grande do Sul – é mais próximo das nossas fronteiras do que da MPB, por exemplo. No entanto, a união latina do quinteto formado por Alejandro Montes de Oca, Lourenço Alberti Golin, Marcos Sandoval, Rafael Froner, Rafael Castilhos aparece com uma alegre melancolia, simples e sonhadora, como na linda faixa O Tempo Que Te Resta. Traz o público para acreditar em algo mais bonito do que a crua realidade e pensar que modos alternativos de vida são possíveis.

Se toda essa atmosfera bolivariana/latina/bailante te cativou, ainda mais com este emotivo e pulsante trompete, figura fundamental em todas as composições, os guris do Cuscobayo ainda estão fazendo um crowdfunding no Catarse para financiar o seu primeiro disco, com direito a diversos brindes. Independente de sua contribuição ou não, a banda merece o seu Ouça com direito a ficar grudado na mente, como a viciante Ô Vagabundo, que custa a sair do meu inconsciente desde que a escutei pela primeira vez.

Loading

ARTISTA: Cuscobayo
MARCADORES: Ouça

Autor:

Economista musical, viciado em games, filmes, astrofísica e arte em geral.