Ouça: James Bay

Jovem músico é uma das grandes apostas para 2015

Loading

James Bay é um jovem cantor britânico de apenas 24 anos que vem chamando a atenção de muita gente ultimamente, inclusive a minha. Estava eu vagando pelo YouTube quando me deparei com o vídeo de um dos seus maiores sucessos, Hold Back The River, ainda sem saber que esse era um de seus singles de maior visibilidade. Foi dar o play e ficar encantado automaticamente.

A faixa logo me trouxe à memória outros cantores ingleses, como Kid Harpoon e Jack Peñate, que, por não terem um estilo muito bem definido são simplesmente classificados como singer-sogwriter, um título que não tem uma tradução muito fiel para o português, mas que a grosso modo significa que ele canta e escreve. Sua música tem um pouco de Folk (principalmente pela vibe voz e violão de boa parte de suas músicas), Rock, Soul/Gospel e Pop. Aquele tipo de som incrivelmente espontâneo e muito fácil aos ouvidos, ainda mais com uma voz tão penetrante como a de James.

Até hoje, o músico lançou três EPs, sendo um em 2013 e mais dois no ano passado. A tal faixa do clipe é também título de seu mais recente trabalho, um EP com três ótimas músicas e que se comparadas aos demais lançamentos do músico, mostra um amadurecimento muito grande em muito pouco tempo. Arranjos, letras e interpretação, tudo neste disquinho parece fluir mais suavemente, o que potencializa (e muito) sua música.

James canta desde os onze, quando ficou impressionado com Layla, de Eric Clapton. Muito treino e horas de prática o levaram a se tornar um bom violonista, além de ter um bom domínio de sua voz e saber compor de modo a aproveitar o máximo de suas habilidades. Essa trilha o levou a chamar a atenção de gente de peso, como o pessoal da BBC e os jurados do Brit Awards, prêmio que já consagrou nomes como Adele, Jessie J e Sam Smith, antes de se tornarem astros.

A notícia boa é que não precisaremos esperar muito para ver o primeiro disco de Bay. Segundo o músico, a obra já está terminada e estreará no dia 23 de março sob o nome de Chaos and the Calm. Esses três meses de espera é tempo mais que suficiente para ouvir os três EPs do músico e ter tempo para digeri-los propriamente. Enquanto eu escrevia este texto, o músico lançou a faixa Scars, que estará em seu futuro disco, e você pode ouvi-la logo abaixo.

Loading

ARTISTA: James Bay
MARCADORES: Ouça

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts