Ouça: Hugo dos Santos

Músico piauiense tem passado de crebilidade e futuro promissor

Loading

Este Ouça: Bandas será um pouco diferente. Apesar de falar principalmente do projeto Hugo dos Santos, há também dicas de outros tantos trabalhos do cara responsável por ele, o piauiense Hugo Santos.

“Venho trabalhando com música há dez anos e, nesse tempo, trabalhei com várias bandas, de grupos de Reggae a grupos que misturavam Rock com ritmos nordestinos. Mas, paralelamente, ia desenvolvendo meu trabalho como compositor”, nos contou Hugo. “Gravei dois EPs com Trinco e Guardia Nova. Gravei em 2012 um EP solo, Todos os Santos, num esquema home studio e numa pegada mais violão devido à escassez de recursos técnicos pra produção. Só em 2014 que consegui me organizar e captar grana e tudo que envolve a produção de um disco gravado em estúdio, com banda, pré-produção e muito esmero”. A primeira pista desse trabalho de muito capricho pode ser vista com a impressionante Longe É Aqui, primeira faixa do novo álbum.

“Esse trabalho vem sendo pensado há muito tempo e acaba sendo o que sobrou de toda essa jornada dos trabalhos anteriores e da minha vida nesse período. Tem músicas nesse disco que são da época da Trinco, músicas de 2010, assim como tem composições do agora, mas todas seguem vivas no meu cotidiano”, nos conta Hugo, que ainda completa: “Dentro desse percurso, procurei junto ao produtor Haley Guimarães encontrar a liga, a teia que unia todas essas fases e elementos dessa obra. Tudo isso unido ao fato de estar gravando com outra banda (Burro Morto), com músicos que eu não conhecia pessoalmente, mas que já admirava, faz com que o som mude, o novo se apresente – e estive muito aberto, assim como eles, pra entender essa mágica.”

O clipe desse primeiro single é também uma espécie de teaser para um documentário que irá cobrir todo o processo de produção álbum. “Sentia que agora seria bom guardar uma imagem pros outros, pra outras pessoas que quiserem sentir o disco de uma outra forma também, mais possibilidades claras que te levam para outras portas”, diz Hugo sobre a ideia por trás de documentar as gravações que aconteceram em João Pessoa durante 2014.

Sobre os o tal passado do músico que fará parte desse disco, vale a pena destacar seu projeto mais recente, Todos Os Santos, gravado em 2012 sob o pseudônimo de Trincado.

Os EPs de Gurdia Nova e Trinco também valem a pena para um contato com o que pode vir pela frente na carreira solo do músico.

O disco será recheado com dez faixas, segundo Hugo, na mesma pegada de Longe É Aqui. A obra está em sua fase final de gestação e deveremos ouvi-lo no segundo semestre – e é bem possível que até o lançamento completo ainda teremos mais alguns aperitivos.

Loading

MARCADORES: Ouça

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts