Ouça: Lila

Cantora do Amapá encontrou na música contemporânea sua voz

Loading

Conheci o trabalho da cantora Lila há poucos meses, logo após o lançamento do single Strobo, mas demorou um tempo para eu conhecer sua história, que dá pistas de como entender e apreciar ainda mais seu som.

Ela nasceu Eliza Lacerda em uma família mineira residente em Santana, no Amapá, e mudou-se para o Rio de Janeiro, quando envolveu-se de vez com a música em uma pegada totalmente diferente da que ela está agora – exemplo disso é ela ter ganhado o título de Musa do Carnaval de Rua pelo jornal carioca O Globo.

Lila – Strobo

Ao mesmo tempo em que uma informação dessas impressiona, faz ainda mais sentido quando ela se aproxima da cultura brasileira mais tradicional ao criar um som completamente contemporâneo – característica encontrada em mais artistas desta geração, como na excelente Bicheiro do Meu Samba.

Segundo ela conta, só depois de tantas experiências diferentes com música, que ela se sentiu “segura para mergulhar no meu disco”. Para isso, ela contou com parcerias caprichadas, como Lucas Vasconcellos, (Letuce) e Iky Castilho, diretamente do Hip Hop – ambos na produção -, e nomes referência na música de hoje do Rio, como Matheus Von Krüger (nas composições).

Lila – Bicheiro Do Meu Samba

É interessante como existe uma aura orgânica em torno de suas músicas (que formam um EP homônimo à cantora) que parece nascer justamente da diversidade de referências que ela carrega tanto no repertório pessoal, quanto nas escolhas feitas para suas músicas.

Tem a ver também com o quanto a música contemporânea, sobretudo a brasileira, é plural por si só.

Loading

ARTISTA: Lila
MARCADORES: Ouça

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.