Ouça: Jorja Smith

Cantora britância mostra qualidade ímpar em seu R&B

Loading

O Reino Unido tem se mostrado um ótimo novo celeiro de cantoras do R&B, ou seja lá qual o outro adjetivo seja dado ao estilo para designar sua evolução ou desenvolvimento. De lá, saíram nos últimos anos artistas do calibre de Mabel, Nao e Aluna Francis (do duo AlunaGeorge), entre tantas outras a ganhar o holofote. Jorja Smtih, de apenas 18 anos, é a mais nova cantora dessa lista a chamar atenção na Internet e ser projetada como uma promessa para um futuro não tão distante.

Se você gosta do gênero ou se está por dentro do que está quente no momento, já deve ter se deparado com o single Blue Lights- até então, o maior sucesso da cantora. Lançada no começo do ano, a faixa atingiu a impressionante marca de 774 mil execuções no SoundCloud e mais de 1,6 milhão no Spotify (em cerca de quatro meses). A introspectiva canção tem um quê noventista, sendo guiada por batidas simples e pela ótima voz e maneira de cantar de Jorja, que pode lembrar um pouco Alessia Cara em seu hit Here.

Além de boas letras – que, diferente das de Cara, falam sobre escolas precarizadas e opressão policial -, a faixa mostra também o ótimo alcance vocal da moça, que passa próximo de Amy Winehouse na fase pré-Rehab e de Lauryn Hill no lançamento de Miseducation. A música ainda conta com um sample de Sirens, de Dizzee Rascal, perto de seu encerramento, reforçando seu comentário social.

Para seu segundo single, A Prince, a cantora busca referências diferentes, chegando a pegar emprestado o sample de A Prince of Glorious Race Descended, música composta para o sexto aniversário do Duque de Gloucester em 1695 por Henry Purcell. Junta-se a isso ideias do Jazz e de um R&B em slow-motion e eis uma música e tanto.

Com um currículo ainda em expansão, a moça tem como seu principal trabalho ser barista em um Starbucks de Londres enquanto termina a faculdade e pleiteia um lugar de destaque no cenário musical. E quanto ao futuro, Jorja diz: “Sou grata de ser comparada a elas [Amy e Lauryn], mas espero que quanto mais eu faça minha música, mais as pessoas digam ‘Jorja soa como Jorja’”.

Loading

ARTISTA: Jorja Smith
MARCADORES: Ouça

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts