Ouça: Crooks

Quinteto mostra-se como uma revelação do cenário Post-Hardcore/Emo britânico

Loading

O Reino Unido se firma cada vez mais como um verdadeiro polo criador de revelações musicais de um respectivo gênero, tendo como um dos exemplos mais marcantes o cenário Post-Hardcore/Emo. De lá surgiram nomes como Bring Me The Horizon (famoso por misturar um aspecto eletrônico a uma brutalidade moderada), Architects (consagrados como uma das bandas mais técnicas e surpreendentes do meio britânico) e agora, no começo deste ano, vem uma revelação que, com apenas dois lançamentos, já promete algumas surpresas bem bacanas. Estamos falando de Crooks, um quinteto que pode ser uma ótima pedida para você que curte bandas como Defeater, La Dispute e Touché Amoré.

Com apenas quatro anos de estrada, Crooks é uma banda que se destaca por trazer um elemento Pop ao Emo, porém diferente dos esteriótipos que levaram ao preconceito que o gênero sofreu no começo dos anos 2000. De certa forma, é possível exemplificar isso de forma bem didática se ouvirmos o único EP da banda até então, intitulado Nevermore. Na faixa Tired Eyes, a banda começa de forma explosiva, com acordes abertos, uma bateria impactante e bastante técnica e, somado a isso, o vocalista demonstra seu talento pleno para transitar entre linhas de voz melódicas (aspecto Pop) e gritadas (aspecto Emo).

Não que outras bandas não o tenham feito na sua carreira. The Used, por exemplo, já mostrava esta ambivalência vocal em seu clássico disco In Love And Death, de 2004. A questão aqui pela qual Crooks merece destaque é a dosagem. Qualquer um pode ficar alternando entre vocais limpos e gritados, mas poucos conseguem fazer isto de uma maneira que seja suave esta transição entre elementos, aparentemente tão opostos entre si. Mesmo na faixa mais recente, intitulada Above Me, em que o vocalista expande os limites e consegue tornar harmônica uma mudança de uma respiração ofegante e dolorosa em uma melodia Pop e reverberada.

A banda postou recentemente em sua página do Facebook que já entrou em estúdio para produzir o sucessor de Nevermore. Sem uma data de lançamento estipulada, resta apenas esperar por este novo lançamento e ver que tipo de exploração vocal (ou temas) a banda irá explorar em 2014.

Loading

ARTISTA: Crooks
MARCADORES: Ouça

Autor:

Produtor, pesquisador musical e entusiasta de um bom lounge chique