José González – Leaf Off / The Cave

Músico mostra sua nova fase influenciada por seu trabalho na banda Junip

Loading

Um dos álbuns mais aguardados do ano é, sem dúvida, Vestiges & Clawns, terceiro álbum solo de José González, seu primeiro em quase oito anos. Durante este período, o músico se dedicou a diversos projetos, sendo o de mais destaque o realizado à frente da banda Junip.

A faixa Leaf Off / The Cave foi a última – até o momento – a ser liberada pelo músico e teve, pelo menos pra mim, um impacto diferente na espera pelo álbum. Antes deste lançamento, conhecíamos a bela e grandiosa Every Age, que adiantou o quão épico poderia ser o disco, com um clima mais pesado e um clipe ambicioso, com imagens panorâmicas em 360º e outras da Terra vista do espaço.

Já a mais recente trouxe pela primeira vez o José González que aprendemos a gostar em Junip, menos minimalista e cru, e mais leve do que em Every Age. Tal iniciativa é natural, tanto ao pensar sob a perspectiva de González, que trabalhou desta forma nos últimos anos, quanto do ponto de vista dos fãs, muitos deles, tendo conhecido seu trabalho através da banda.

Informações à parte, Leaf Off / The Cave é uma daquelas canções para se perder em seu significado. Analisando a letra, o músico nos incentiva quase que de forma ritualística a refletirmos sobre nossas próprias vidas, analisarmos de onde viemos, planejarmos pra onde vamos e assim seguir em frente.

Te aconselho a parar o que estiver fazendo, ouvi-la uma primeira vez e em seguida ouvir novamente acompanhando a letra. Se esta experiência já não foi marcante por si só, tente imaginar que González a estreou em uma rádio sueca acompanhado por uma banda de sete pessoas e um coral com 27 integrantes na última semana.

Pelo que temos acompanhado, parece que as dez faixas escolhidas para integrar o álbum Vestiges & Clawns foram minuciosamente escolhidas para fazerem sentido juntas e reunirem traços de ideias e reflexões reunidas pelo músico em anos de carreira. Tudo isso envolto pela influência de produções brasileiras dos anos 70, Folk Rock americano e Desert Blues do Oeste da África. Enquanto não provamos tudo isto, continuamos ouvindo incessantemente uma das mais belas faixas lançadas neste ano até o presente momento.

José González – Leaf Off / The Cave

Loading

MARCADORES: Ouça

Autor:

Nerd de música e fundador do Monkeybuzz.