Resenhas

Moodoïd – Le Monde Möö

Excelente estreia cumpre a promessa de seu EP anterior

Loading

Ano: 2014
Selo: Entreprise
# Faixas: 10
Estilos: Neo Psicodélico, Pop Psicodélico
Duração: 48:58
Nota: 4.0
Produção: Kevin Parker

Imagine um trajeto que se inicia na aura Neo Psicodélica de melodias cativantes de Tame Impala, passa pela afetação excêntrica de Connan Mockasin e pousa na sofisticação elegante de Melody’s Echo Chamber. Psicodélico o suficiente pra você?

Pois assim é com Moodoïd, o projeto solo de Pablo Padovani (que atua como guitarrista de nosso último exemplo), que, após figurar em um dos nossos favoritos do ano passado com seu EP auto-intitulado de apenas quatro faixas (que ganhou até indicação em nossa seção Ouça), chega com seu primeiro álbum completo.

Le Monde Möö chega aos poucos – embora não muito discreto com sua psicodelia lisérgica que aposta em timbres exóticos das cítaras e em muito eco -, esquentando os motores num ritmo mais anuviado das faixas iniciais, Les Garçons Veulent De La Magie e La Lune. Sem demora, após a levada sedutora de Bleu Est Le Feu, o clima passa a ser uma viagem embalada que lembra o melhor de Tame Impala (aliás, os inúmeros aspectos que tanto lembram esta última não são por acaso, afinal, é Kevin Parker quem cuida da produção deste trabalho).

O álbum mantém o tempo todo sua dinâmica de ritmos e intenções para não soar cansativo. O trabalho, que mantém uma média de cinco minutos por faixa, é longo, sofisticado e complexo, num ritmo que se apresenta sem pressa, evolui em diversas facetas e até se desconstrói no final (as três últimas faixas Les Chemins de Traverse, Heavy Metal Be Bop 2 e Les Filles Font Que Le Temps Est Jouissif são um ótimo exemplo disso).

Mas encerrar Moodoïd apenas sob o rótulo da Psicodelia não seria justo. Sua sonoridade vai muito além disso e, grandiosa, constrói um universo próprio (tal como indica em seu título) com sua duração e, mesmo assim, soa bastante heterogêneo. Le Monde Möö é uma excelente estreia que cumpre sem débitos a promessa de seu EP anterior.

Loading

Autor:

é músico e escreve sobre arte