Resenhas

Minus The Bear – Lost Loves

Disco de raridades é bom, mas fica jogado em meio à ótima discografia da banda

Loading

Ano: 2014
Selo: Dangerbirds
# Faixas: 10
Estilos: Math Rock, Pop Rock, Rock Alternativo
Duração: 42:44
Nota: 3.0
Produção: Chris Common
Itunes: https://itunes.apple.com/us/album/lost-loves/id904439634?uo=4

Minus The Bear é a banda que todos gostariam de ser, no que diz respeito principalmente à sua discografia. Com cinco registro nas costas, sempre houve em sua história uma preocupação genuína com sua sonoridade ser marcante em todas as obras. Em outras palavras, você sabe que é um disco de Minus The Bear à medida que os primeiros acordes e descompassos de bateria são escutados. Tal identidade musical é dificilmente atingida, mas o que realmente a torna única é a maneira como cada lançamento é diferente.

Por exemplo, Omni (2010) traz apelos mais Pop, já Menos El Oso (2005) finca seu diferencial na exploração das mais diferentes áreas do Math Rock. Quando foi anunciado o novo disco, tinha tudo para sermos inundados por um sentimento de ansiedade e mistério a cerca de que sonoridade seria somada à identidade padrão de Minus The Bear, se não fosse por um detalhe: Trata-se de um disco de lados-B e Raridades.

Lost Loves é uma compilação de diferentes épocas da banda, recortes de sonoridades já ouvidas, porém expressas de outras formas. Quando ouvido como um todo, obviamente, a única coisa que as une é a base identificante de Minus The Bear. É claro que um disco deste tipo não tem a intenção de ter um conceito complexo, mas fica a questão de se seria apropriado chamar Lost Loves de um novo disco, ao invés de um EP ou de versões deluxe dos respectivos trabalhos onde se insere cada música e sonoridade. A pluralidade de experimentações aqui pode acabar confundido o ouvinte mais novo que desconhece o trabalho da banda, portanto este é um registro para fãs e entusiastas da banda.

Mas, ao mesmo tempo em que ele pode confundir este mesmo ouvinte, pode facilitar sua vida, mostrando a obra inteira da banda em um disco. A fase Pop de Omni se destaca nas faixas Patienly Waiting e Invented Memory, já os primeiros passos de Minus The Bear com o Math Rock do disco Highly Refined Pirates possuem como representantes as composições Cat Calls & III Means e Electric Rainbow. O curioso aqui também é ver que estas dois gêneros complementares se fundem as vezes produzindo uma espécie de Pop Math Rock identificada em Walk On Air, The Lucky Ones e Broken China. Esta fusão pode ser encarada como uma interpretação infectada, ou seja, a banda revisitou cançoes antigas da fase Math Rock porém com uma mentalidade de quem acabou de produzir discos com temperos mais Pop, recriando assim sua própria obra.

No final, o que temos é um disco bom que está em um formato errado. Um formato confuso, afinal pode ser um introdutório na carreira da banda e, ao mesmo tempo, algo que vem mais para atrapalhar sua percepção do que ajudar. Ou seja, temos um episódio na carreira de Minus The Bear que se perde entre seus registros, mesmo que Lost Loves não seja algo tão pretencioso assim.

Mas ainda assim, o urso não produz coisas mal feitas. Como o nome do disco diz, são Amores Perdidos. Podem até estar desaparecidos, mas, de qualquer forma, são amor.

Loading

Autor:

Produtor, pesquisador musical e entusiasta de um bom lounge chique