Resenhas

Cold War Kids – Hold My Home

Se descolado de seus antecessores, álbum pode ser uma boa experiência

Loading

Ano: 2014
Selo: Downtown Records
# Faixas: 11
Estilos: Indie, Indie Rock, Indie Pop
Duração: 39:24
Nota: 3.0
Produção: Cold War Kids, Lars Stalfors

Uma dica para escutar (e apreciar) o novo lançamento do grupo californiano Cold War Kids é se dar ao luxo, como ouvinte, de isolá-lo de seu próprio contexto histórico. Explico: em geral, nossa impressão sobre o trabalho de uma banda vem sempre tolhida pela nossa expectativa e comparação em relação ao álbum anterior (quando o grupo parece muito promissor em sua estreia, então, nem se fala). Todavia, temos que lidar com a falta do teor da novidade além da (quase certa) frustração de nossas altas expectativas, geradas pela espera e pela antecipação de mais um álbum por vir.

Digo isso porque, comparado ao afã da estreia de Cold War Kids (Robbers And Cowards, 2006), seu lançamento intitulado Hold My Home parece não oferecer tanto. Mas, ao ouví-lo repetidamente per se, suas qualidades intrísecas se ressaltam. Não farei um julgamento de valor estilístico, senão apenas uma tentativa de descrição do que é Hold My Home: a energia de The Killers em sua estreia (lembra daquele crescendo Indie Pop de Somebody Told Me?), composto por um desejo de hinos pegajosos tal qual U2 (ouça Hotel Anywhere se quiser extrair qualquer semelhança mais imediata) e inserido numa sonoridade crua amparado por uma excelente desempenho vocal de The Walkmen.

Aliás, a comparação com esta última parece ter sido o grande fator de destaque ainda no aparecimento de Cold War Kids e, assim sendo, o afastamento da mesma, embora gere alguma frustração de expectativas, denota uma independêcia maior e um aproveitamento maior de suas particularidades. Assim, Cold War Kids assume cada vez mais seu lado hedonista da glamourização do “sexy” (assista ao clipe de seu primeiro single abaixo e entenda o que quero dizer), assim como da diversão e dos conflitos sem grande profundidade (não deixe a citação ao crítico literário Harold Bloom te enganar aqui). Ouça ciente e pode aproveitar Hold My Home.

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: U2, The Killers, The Walkmen
ARTISTA: Cold War Kids
MARCADORES: Indie, Indie Pop, Indie Rock

Autor:

é músico e escreve sobre arte