Resenhas

Esquimós – Âncora

Álbum de estreia do trio gaúcho vem como uma grande e bela música dividida em dez faixas

Loading

Ano: 2015
Selo: Escápula Records
# Faixas: 10
Estilos: Rock Alternativo, Indie, Indie Rock
Duração: 39'
Nota: 4.0
Produção: Lauro Maia
SoundCloud: /tracks/230212583

Há discos nos quais apenas molhar os pés não basta, sendo preciso um mergulho mais significativo a cada audição. É o caso de Âncora, uma daquelas obras que vem carregadas de coesão em forma e conteúdo – todas as suas dez faixas trazem, ao menos de forma geral, as mesmas características de timbres, figuras de linguagem aquáticas, elipses e melancolias – em um grau maior do que o comum.

Isso é ainda mais notável por tratar-se do primeiro álbum do trio gaúcho Esquimós, um contexto no qual é arriscado convidar o ouvinte para uma audição não de uma só música, mas de uma história inteira de quase 40 minutos de duração (uma “moral” que nem bandas já muito conhecidas se dão o direito de ter). Quem topar, entretanto, será presenteado com uma coleção de faixas com grande qualidade e significado (uma combinação um tanto rara e sempre digna de admiração).

Algumas delas saltam aos ouvidos com maior facilidade, como Remador e Em Vão, ambas em par com as lançadas anteriormente, como Contra e Albatroz-Errante. Todas navegam em direção à faixa-título, a última do disco, que parece resumir tudo o que ouvimos até então em uma conclusão apoteótica e cheia de emoção com o uso inteligente, inclusive, do silêncio, que surge como uma tela em preto em um filme antes da última cena.

São belas músicas que fazem uso da metáfora do oceano para explorar a infinitude do introspectivo, como a capa tão bem ilustra. Tire 40 minutos do seu dia e submerja-se.

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Kins, Kid Wise, Quarto Negro
ARTISTA: Esquimós

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.