Resenhas

Kanye West – The Life Of Pablo

Músico lança disco imperfeito, mas à altura do que se espera de um dos maiores artistas do século

Loading

Ano: 2016
# Faixas: 18
Estilos: Hip Hop, Rap, Pop
Duração: 58:02
Nota: 4.0

Se o cálculo de maior músico deste século envolver um equilíbrio entre qualidade, inovação, influência e fama, Kanye West provavelmente está perto do topo. Ele não é o melhor em nenhuma destas categorias. Kendrick Lamar lançou um disco com mais qualidade, todos os dias novos e jovens produtores inovadores são descobertos, Drake provavelmente já é mais famoso do que ele, restando talvez a influência para ele disputar a primeira posição. Mas ninguém na música – não apenas no Hip Hop – consegue e nem conseguirá tão cedo um equilíbrio tão grande em todos estes quesitos.

The Life Of Pablo é um disco imperfeito. Não tem os hits de The College Dropout ou de Late Registration, não é épico como My Beautiful Dark Twisted Fantasy e nem agressivo e provocador como Yeezus. Este é um álbum que reflete a impulsividade de Kanye, mas que, ao mesmo tempo, ressalta toda sua sensibilidade artística.

Ouvir seus discos é viajar pelo passado e futuro da música Pop. Faixas como Famous resumem bem isso. Em pouco mais de três minutos, encontramos uma das cantoras mais interessantes do Pop atual, Rihanna, dividindo espaço com um sample de Nina Simone e outro da já muito sampleada Sister Nancy. Tudo em uma música de teor Pop, mas, de certa forma, desestruturada. Os cortes acontecem de maneira inesperada, não há um padrão de repetição de elementos como se espera em uma canção popular e ainda assim tudo é muito acessível e gostoso de ouvir.

As participações nos álbuns de Kanye, sejam na produção, na composição, cantando ou até em samples, comprovam sua habilidade como garimpeiro do que há de melhor entre os clássicos e reunir tudo isso da forma mais interessante possível. Isto acaba fazendo com que a audição de seus discos seja muito mais dinâmica, pouco cansativa.

Sabe aquele hábito de gostar muito de um trabalho, ouvir algumas vezes e depois pegar uma ou duas faixas para ouvir sem parar até enjoar, em seguida escolher mais uma – que antes nem tinha chamado tanto sua atenção assim – e repetir o ciclo? Com os álbuns de Kanye parece normal ter já de cara um número grande de preferidas, o que acaba levando frequentemente a um play do disco na íntegra.

É fato que muitos aceitam trabalhos menos incríveis por serem de Kanye – como ao falar de seus versos, que desde Yeezus já vem devendo muito, aqui com destaques negativos para o trecho de Famous em que fala de Taylor Swift e o trecho de Highlights em que cita um desejo de que seu pênis tivesse uma câmera GoPro -, mas é também verdade que muitos fazem pouco caso e diminuem suas produções mais ousadas e inventivas apenas por serem de Kanye.

Isso é resultado da impossibilidade, intensificada pelas redes sociais, de avaliar uma obra de maneira pura, sem ser impactado pelas ações daquela pessoa fora do que é visto como sua área de especialidade. No caso de The Life Of Pablo, o Twitter foi a vitrine em que pudemos assistir a um lançamento caótico, a um Kanye hesitante e a um público pronto para se deliciar com um artista aparentemente fora de controle.

Se tal impulsividade foi espontânea, pouco importa, mas o objeto que chegou até nós foi um trabalho que parece mais confortável a Kanye. Seus projetos sempre pareceram envoltos em campos de força impenetráveis formados pela aura inovadora e criativa que aqueles sons traziam. Aquela sensação de estarmos ouvindo algo que iria influenciar gerações de jovens rappers. Aqui, temas como seu casamento, Deus, amigos, estão presentes em faixas às vezes megalomaníacas, mas com poucos elementos em outros momentos, cheias de silêncios ou até tristes, como no caso das excelentes Real Friends e FML.

Mesmo as que parecem menos criativas ou impactantes – caso de Highlights, Facts e Fade – ainda possuem aquele selo Kanye de qualidade. Selo composto por sua voz inconfundível, um flow bem particular e alguns elementos pontuais que chamam atenção e fazem a faixa valer a pena.

Goste ou não, Kanye West já merece vaga vitalícia entre os músicos que saem do comum, que tornam a música mais interessante e buscam um mundo mais criativo. The Life Of Pablo é mais um trabalho que faz jus à importância do músico, algo que ele faz questão de lembrar em praticamente todas as faixas. Mas é importante Kanye continuar produzindo, continuar não se acomodando, para não se tornar alguém que foi deixado para trás e vive apenas se gabando de conquistas passadas. Para um artista que nos apresentou o futuro tantas vezes, isso é imperdoável.

Loading

ARTISTA: Kanye West
MARCADORES: Hip Hop, Ouça, Pop, Rap

Autor:

Nerd de música e fundador do Monkeybuzz.