Resenhas

Ra Ra Riot – Need Your Light

Quarto disco é bem produzido dentro de sua zona de conforto

Loading

Ano: 2016
Selo: Barsuk
# Faixas: 10
Estilos: Indie Rock, Indie Pop, Synthpop
Duração: 35:48
Nota: 3.0
Produção: Rostam Batmanglij e Ryan Hadlock
Itunes: https://geo.itunes.apple.com/us/album/need-your-light/id1054501159?mt=1&app=music

Tudo que é terreno é efêmero, e o Indie não escapou disso. Encontrando algum espaço no grande boom da Psicodelia contemporânea e perdendo cada vez mais terreno para o Hip Hop e a música Eletrônica, principalmente entre os jovens, o gênero que teve seu ápice registrado nos anos 2000, sendo que agora não dispõe da força que tinha em seu apogeu.

Não que ele tenha sido extinto completamente, afinal encontramos alguns bons nomes tentando revitalizar o gênero a partir de fusões mais experimentais e transparecendo uma face menos adolescentesca e mais madura. Ra Ra Riot entra nesta categoria já há algum tempo e, embora sua discografia não seja das mais famosas entre os entusiastas do Indie, o novo disco certamente tem algo a dizer sobre os resquícios desta cultura no pós-2010.

Need Your Light é um álbum consciente de suas referências. A banda novamente aposta em uma estrutura bastante Pop, em todos os sentidos que isto pode implicar. Com uma atitude que empresta alguma rebeldia do Rock, mas também possui apreço pela vaidade do Pop, Ra Ra Riot não se mantém tímido na hora de explorar timbres e sonoridades que possam ao mesmo tempo despertar a curiosidade de um fã qualquer de música e mostrar alguma carta nova dentro do universo Indie delimitado por sua discografia.

Podemos não estar diante de um disco bombástico o suficiente para restaurar a popularidade do gênero de volta, mas certamente é um trabalho que traz uma segurança da banda em afirmar este som como sua terra natal, reafirmando suas origens, mesmo que para isso ele tenha de cair em alguns clichês naturais do Indie. É um trabalho que tem tudo para agradar fãs da banda: toques Lo-Fi, melodias desafinadas com estilo e muito, mas muito sintetizador.

De certa forma, Need Your Light é uma mesmice estilizada que não chega a ser de má qualidade, apenas depende muito do quanto o ouvinte esta disposto a insistir na audição de fórmulas desgastadas. Uma dose de experimentalismo pode ser necessária para próximos lançamentos continuarem a provar a relevância do Indie entre gigantes Psicodélicos e Eletrônicos.

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Palma Violets, Duran Duran, The Wombats
ARTISTA: Ra Ra Riot

Autor:

Produtor, pesquisador musical e entusiasta de um bom lounge chique