Resenhas

Confeitaria – Enero

EP do duo é extremamente relevante dentro do cenário Post-Rock brasileiro

Loading

Ano: 2016
Selo: Independente
# Faixas: 3
Estilos: Experimental, Rock Psicodélico, Post-Rock
Duração: 32:32
Nota: 3.5
Produção: Coqui Ariztizabal e Lucas Mortimer

Foi preciso mais do que um estúdio qualquer para que o duo Confeitaria gravasse seu EP de estreia. Para isso, eles viajaram até a ponta sul do continente americano, na Patagônia, para buscar uma inspiração que se traduziu em um curto, porém explosivo e intenso registro. Note que aqui, o “curto” vem apenas em relação ao número de faixas, pois, se considerarmos a duração de aproximadamente meia hora, percebemos que as coisas não são nem um pouco passageiras. Enero é um daqueles discos que discorrem em um tempo diferente da vida terrena. Mesmo nas duas composições com menos de dez minutos, nossa mente parece ser aguçada a interpretar a passagem do tempo de forma diferente, seja pela constante repetição dos riffs de guitarra ou pela forma como as camadas vão se sobrepondo até criar ambientes totalmente densos e abissais.

Entretanto, o destaque do EP fica por conta da faixa que o nomeia. Dezoito minutos são necessários para que nós fiquemos submersos em riffs gélidos e ambientaçõs melancólicas, mas que, ao mesmo tempo, são edificantes e epifânicas. Alejandra Pizarnik e Laura Migliorisi usam esta paisagem para recitar trechos de poesia que, por mais que em alguns momentos possam parecer inteligíveis, funcionam como verdadeiros instrumentos das composições, contribuindo para pintar o cenário gélido da Patagônia por meio do olhar do duo. É uma grande canção com vários humores durante sua reprodução e, mesmo que as passagens entre eles não seja exatamente sútil, é curioso como todas parecem pertencer ao mesmo mundo criado pela banda neste curto e, ao mesmo tempo, enorme EP.

Um registro que traça interessantes rotas de futuros promissores para o duo. As possibilidades são imensas, mas é quase certo de novos lançamentos podem trazer grandes discos para os amantes de Post-Rock, assim como Enero ceratamente o fez.

(Enero em uma faixa: Enero)

Loading

Autor:

Produtor, pesquisador musical e entusiasta de um bom lounge chique