Resenhas

Capitão Fausto – Capitão Fausto Têm Os Dias Contados

Terceiro disco traz uma identidade conslidada e extremamente interessante

Loading

Ano: 2016
Selo: SME Portugal/Sociedade Pessoal
# Faixas: 8
Estilos: Indie Rock, Rock Psicodélico, Folk Rock
Duração: 32:00
Nota: 4.0
Produção: Capitão Fausto

Dizem que nosso cérebro dispara em sinapses nervosas próximo da morte, provocando sentimentos inexplicáveis e que alguns chegam a narrar como “a vida toda passando diante dos seus olhos” ou “uma luz no fim do túnel”. Seja qual for a interpretação que conseguimos reunir disso, em seu terceiro disco Capitão Fausto parece realmente vivenciar esses eventos neurológicos e representá-los em seu Capitão Fausto Têm Seus Dias Contados. É um capítulo mais interessante na obra do grupo português mas, ao mesmo tempo, ele só é possível porque traça um paralelo interessante com momentos prévios da carreira da banda, em que flertava mais ativamente com o Indie Rock suave e bastante pegajoso.

Por meio de arranjos de cordas, sintetizadores hipnóticos e vocais harmoniosos, a banda consolida uma identidade muito forte, agrupando referências de diversas épocas. Semana em Semana contém instrumentações que lembram fortemente Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band, com aura pomposa de uma verdadeira banda de coreto. Amanhã Tou Melhor é quase que um irmão gêmeo de Real Estate, à medida que utiliza acordes abertos e bastante etéreos. Mil e Quinze aproxima as relações Portugal-Brasil, lembrando um Boogarins mais Pop. Esses exemplos se comparam ao cérebro no final da vida, à medida que disparam-se as novas ideias, mas, ao mesmo tempo, resignificam os laços com o passado, criando um Indie Rock menos previsível e inserindo toques muito inteligentes e sutis.

É um disco bastante suave, mas bastante maduro (não que uma coisa exclua a outra). Os arranjos, novamente, merecem um destaque pleno, pois são bem planjeados e executados. Letras engraçadas, irônicas e, ao mesmo tempo, sérias fazem deste disco o ponto mais alto até então. O resgate do passado não é forçado e a forma como as referências são expostas não desrespeitam a tradição. É um registro perfeito para apresentar alguém a esta promissora banda, que faz desta novas conexões seu trunfo maior. Novos discos podem apontar rumos mais mirabolantes e até mais bem produzidos, mas certamente estes dias contados do Capitão Fausto marcam um ápice criativo que tem boas chances de entrar nas melhores surpresas deste ano.

(Capitão Fausto Têm Os Dias Contados em uma faixa: Amanhã Tou Melhor)

Loading

Autor:

Produtor, pesquisador musical e entusiasta de um bom lounge chique