Resenhas

FingerFingerrr – Mar

Disco de duo paulistano mistura conhecido Punk com novos gêneros em ótima experiência

Loading

Ano: 2016
Selo: Rosa Flamingo
# Faixas: 10
Estilos: Punk Rock, Garage Rock, Indie Rock
Duração: 25:14
Nota: 4.0
Produção: FingerFingerrr e Fernando Sanches Takara

O mar foi frequentemente usado como metáfora em músicas calmas, refletindo o suave balanço das ondas e a imensidão do grande profundo azul. Entretanto, FingerFingerrr resolveu atropelar esta noção, com uma explosiva e a arrebatadora experência em seu novo trabalho de estúdio Mar. Cheio de energia e distorção, o duo paulista mostra, desde seu primeiro EP, um som no qual dez não é o volume máximo, refletindo em uma sonoridade crua e Punk, bem como um sucesso reconhecido por apresentações em festivais gringos, como o SXSW. Assim, a banda lança seu novo trabalho com um passado promissor e talvez isso tenha impulsionado este voo kamikaze em direção a este mar caótico.

Parece que somos ejetados de nossos assentos assim que as primeiras notas cruas de Eu Só Ganho estouram em nossos ouvidos. A banda não abandona a sonoridade que lhe rendeu a fama no exterior e, dessa forma, temos excelentes exemplos de composições Punk cuja potência é inversamente proporcional à duração de suas músicas. Aquele mar bossa nova suavezinho? Esquece! Aqui as coisas se assemelham a um tsunami, ou melhor, sucessivos mini tsunamis que nos arrebatem com impacto e, ao mesmo tempo, nos fazem querer mais. Uma relação quase que sadomasoquista.

Entretanto, o disco não se sustenta nesta mesmice Punk e este é um dos pontos mais interessantes do trabalho do duo. É certo que há uma agressividade bastante presente, mas ela se funde bem com outros gêneros durante a reprodução de Mar, tal como os diversos temperamentos que ele tem. A curta Embora Agora é mais lenta, quase como se estivessmos à deriva de uma correnteza melancólica. Kanye brinca com vozes com autotune, criando uma espécie de T. Pain do mau. O disco acaba com a hipnótica Come Back Home, sustentada por vários sequenciadores percussivos e reverbs que criam uma ambientação pós-Tsunami, na qual tudo o que sobrou são os restos da agressividade e caos ouvidas até então.

Mar é mais do que um disco Punk. É um trabalho que reinventa sua própria sonoridade, mas, ao mesmo tempo, a reforça. Um registro que explora o grande mar de referências dos integrantes, e ainda sim, acha pequenos espaços desconhecidos. Certamente, um momento muito saudável na carreira do duo.

(Mar em uma faixa: Kanye)

Loading

Autor:

Produtor, pesquisador musical e entusiasta de um bom lounge chique