Resenhas

Formafluida – Linha Reta EP

Lançamento retorna às bases do produtor, soando mais orgânico dentro do experimentalismo eletrônico

Loading

Ano: 2016
Selo: Fluxxx
# Faixas: 4
Estilos: Psicodelia, Música Eletrônica, Trip Hop
Nota: 3.0
Produção: Lucas Dimitri

A proposição matemática diz que a menor distância entre dois pontos é sempre uma Linha Reta. Parece que Lucas Dimitri, produtor conhecido como Formafluida, se apropria do conceito ao traçar uma ligação entre os extremos de sua carreira, o som feito em seus primeiros lançamentos e seus mais recentes singles – agora e outrora se juntam em uma linha reta. Em apenas quatro faixas, o músico mostra um retorno a seu início, porém com toda a bagagem adquirida ao longo deste tempo.

Há neste EP uma urgência mais orgânica, uma fluidez por terrenos do Trip Hop, Psicodelia e até mesmo o Pop que deixam a obra bastante leve. O resultado gira em torno de graves pulsantes criados pelo baixo, os vocais suaves de Dimitri, as melodias sintéticas e uma série de batidas que não se delimitam nesse ou naquele gênero. A experiência gerada com a audição parece girar em torno do explorar de diferentes paisagens sonoras a partir de elementos etéreos, mas ainda assim dançantes (como no transe criado com Serena).

Digno de comparação a nomes como Caribou e Bonobo, o compacto guarda nele uma mistura interessante entre eletrônico e orgânico que parece de alguma forma ligada aos anos 80, como se fosse uma proposição feita na época de como a música seria no futuro. Mais que um processo autofágico ou mesmo de um resgate de uma verdade ingênua do começo de carreira, Lucas parece com esse lançamento afirmar que apesar de “Nada de novo, tudo mudou” (de Tudo Mudou).

(Linha Reta em uma faixa: Serena)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Bonobo, Caribou, Gold Panda
ARTISTA: Formafluida

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts