Resenhas

Warpaint – Heads Up

Grupo continua com a alma sensual de antes, mas de modo muito mais relaxado

Loading

Ano: 2016
Selo: Rough Trade
# Faixas: 11
Estilos: Indie, Art Rock
Duração: 51:16
Nota: 4.0
Produção: Jacob Bercovici

Art Rock é uma definição de estilo musical que costuma aparecer no caso de bandas que trabalham com elementos usuais do Rock – a sonoridade do trio guitarra, baixo e bateria – mas que conseguem extrair destes algo incomum, uma identidade muito particular. Warpaint é uma banda nascida já como destaque em 2004, mas que ao longo do tempo fermentou sua música em direção a algo muito mais refinado.

Warpaint, o álbum de 2013, e que leva o nome da banda, é um marco importante na carreira do grupo justamente por isso: é a consagração da identidade do quarteto formado pelas artistas Emily Kokal, Theresa Wayman, Jenny Lee Lindberg e Stella Mozgawa. Heads Up, por sua vez, continua com a mesma alma sensual e pujante de outrora, mas exibe uma atmosfera muito mais relaxada e segura de si mesma ao invés do clima carregado e sombrio de seu antecessor.

Warpaint talvez soe tão envolvente por conta do protagonismo ocupado, ao invés da voz e guitarra usuais no estilo, pela bateria de Mozgawa e pelo baixo de Lindberg. Assim, por mais que o grupo oscile entre do Indie ao Pop, e exiba elementos do Hip Hop ao Funk (o single New Song lançado de antemão é facilmente uma das faixas mais assertivas na carreira do grupo), Warpaint é um dos grupos mais coesos da música alternativa contemporânea.

Heads Up é uma viagem de onze faixas que se aproximam dos cinco minutos de duração cada uma, mas que mesmo assim tem o mérito de soar despretensiosa. O tom de alerta de seu título mostra que essa banda não é uma mera novata, enquanto, ao mesmo tempo, também parece uma advertência de que, mantendo o ritmo de sua constante evolução, o melhor ainda está por vir.

(Heads Up em uma música: By Your Side)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Wild Nothing, St. Vincent, PJ Harvey
ARTISTA: Warpaint
MARCADORES: Art Rock, Indie, Ouça

Autor:

é músico e escreve sobre arte