Resenhas

William Doyle – The Dream Derealised

Músico produz álbum terapêutico contra a Desordem Dissociativa

Loading

Ano: 2016
Selo: Independente
# Faixas: 9
Estilos: Downtempo, Eletrônico, Ambient
Duração: 35:24
Nota: 2.5
Produção: William Doyle

Algumas práticas terapêuticas mais comuns para o controle da Ansiedade – e seus transtornos derivados mais intensos como o Pânico e a Dissociação – baseiam-se em tentar focar a mente nos detalhes e nas sensações de algo concreto: tomar um banho quente, ou comer alguma coisa picante são estratégias que ajudam nosso corpo e nossa mente a ancorar em algo tangível. The Dream Derealised, o novo álbum de William Doyle (artista mais conhecido por sua alcunha East India Youth) parece ser uma contribuição para esse leque de possibilidades reconfortantes. É um álbum aconchegante, feito para acalmar a mente ansiosa.

The Dream Derealised é um álbum modesto, feito durante um período em que o músico lutava contra crises de Desrealização (um dos sintomas da desordem dissociativa). Por isso, é feito de faixas essencialmente instrumentais (apenas Don’t Get Carried Away possui vocais), bastante meditativas, de uma atmosfera morna e relaxante. Assemelha-se, por isso, à projetos eletrônicos que se aproximam desse propósito. Há algo de Moby em seu Long Ambients1: Calm. Sleep. e também da gentileza contemplativa de Gold Panda em Good Luck and Do Your Best. O trabalho pode ser comprado pelo Bandcamp, e toda a renda será doada para a associação de caridade de saúde mental britânica Mind.

Para uma audição descompromissada, o álbum funciona na mesma medida, e proporciona uma vibe relaxante e hipnótica de música eletrônica instrumental. The Dream Derealised foi composto de maneira catártica, para ajudar o próprio músico contra sua Ansiedade. E agora é disponibilizado, com duas contrapartidas mais imediatas, apesar de transcendê-las: oferece, para seus ouvintes, um ambiente seguro, além de reverter sua renda de maneira mais pragmática para uma ONG vinculada a esse universo.

(The Dream Derealised em uma música: I No Longer Knew What to Do)

Loading

Autor:

é músico e escreve sobre arte