Resenhas

J. Cole – 4 Your Eyez Only

Rapper oferece tocante narrativa pessoal em busca de uma vida simples

Loading

Ano: 2016
Selo: Dreamville
# Faixas: 10
Estilos: Hip-Hop, Rap
Duração: 44
Nota: 4.0
Produção: J. Cole, BLVK, Boi-1da, Cardiak, Chargaux, Childish Major, Deputy, Elijah Scarlett, Frank Dukes, Matt McNeal, Nate Fox, Peter Cottontale, Ron Gilmore, Velous, Vinylz

O movimento ativista norte-americano Black Lives Matter, fundado em 2013 pela população afrodescendente nos Estados Unidos, parece ter se tornado um marco condutor para a música negra no país desde então. Com um reconhecimento internacional por conta de sua militância acusando eventos como as mortes de Trayvon Martin, Michael Brown e Eric Garner, a campanha inflamou também a voz política de muitos artistas como D’Angelo, Blood Orange e Kendrick Lamar.

4 Your Eyez Only, o quarto álbum do rapper J. Cole, é mais um trabalho que nasce sob essa égide, endossando a voz de tais protestos. No entanto, o artista traz um teor muito particular à sua música, raro de se encontrar em tal contexto: não adota o tom agressivo da militância, mas exibe a intimidade de seu cotidiano, expondo também a sua resignação em busca de uma vida simples.

Este é um álbum marcado pela morte. Sua faixa de abertura apropria-se do título de Hemingway “Por Quem Os Sinos Dobram” (For Whom The Bell Tolls), e contempla a possibilidade de um suicídio. Changes, por sua vez, é um relato dolorido sobre o assassinato de seu amigo James McMillan Jr. No entanto, a opção de J. Cole por narrar a morte ultrapassa o teor fatalista, e vem como um símbolo de possibilidade de renascimento, de redenção.

J. Cole fala sobre a situação social dos negros nos EUA, a falta de oportunidades, e sobre as possibilidades estreitas de futuro para uma vida marcada pelo tráfico. Contudo, este é apenas um cenário – uma visão ampla e consciente, mas ainda assim um pano de fundo – sob o qual sua vida pessoal de desenrola. O amor que sente pelas duas mulheres de sua vida, sua esposa e sua filha, em She’s Mine Pt.1 e Pt.2, é a realidade de uma vida simples se concretizando (o prazer de dobrar as roupas em Foldin Clothes, por exemplo), longe da fama, e, principalmente longe do passado violento do músico.

“J. Cole não se nivela por baixo”, dizia Lucas Cassoli há dois anos, na resenha de 2014 Forest Hills Drive, um álbum no qual o artista ainda lutava para encontrar sua própria voz. Em 4 Your Eyez Only, uma das características mais marcante do estilo de J. Cole é justamente sua capacidade de mimetizar, de se adaptar ao tom de suas maiores influências, dependendo do contexto de suas faixas. Assim, podemos perceber nuances de Tupac Shakur quando fala contra o utópico “american dream”, de Eminem quando narra angustiado sua biografia, e do R&B de D’angelo quando quer soar mais romântico.

A faixa-título 4 Your Eyez Only, que se aproxima dos nove minutos de duração, é, de fato, a que sintetiza melhor o álbum como um todo. Nela, J. Cole mistura a história de sua vida com a de seu amigo McMillan Jr., narra o passado violento dos dois, mas oferece tal narrativa como um presente para a filha do mesmo, redimindo sua imagem com humildade, e, num sentido mais alargado, e que se reflete em todos aqueles afetados pela história dos conflitos sociais americanos, resgatando sua humanidade com justiça.

(4 Your Eyez Only em uma música: 4 Your Eyez Only)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Tupac, D'Angelo, Kendrick Lamar
ARTISTA: J. Cole
MARCADORES: Hip-Hop, Ouça, Rap

Autor:

é músico e escreve sobre arte