Resenhas

Johnny Jewel – The Key / The Hacker

Produtor lança de surpresa dois EPs instrumentais

Loading

Ano: 2017
Selo: Italians Do It Better
# Faixas: 8
Estilos: Eletrônico Instrumental
Duração: 12/10
Nota: 2.5
Produção: Johnny Jewel

Enquanto os fãs de Chromatics esperam o lançamento do prometido álbum Dear Tommy, trabalho que vai quebrar o silêncio da banda desde seu renomado Kill for Love de 2012, Johnny Jewel resolveu acalmar homeopaticamente os fãs da banda disponibilizando dois EPs de sua carreira solo na página oficial de seu selo Italians Do It Better no Youtube. São eles The Key e The Hacker.

Embora The Key tenha sido na verdade lançado em outubro do ano passado, o fato de que seu criador tenha disponibilizado esse trabalho gratuitamente em simultâneo a The Hacker, além, é claro, da semelhança estética entre ambos, faz sentido analisarmos os dois em conjunto. Vamos a eles:

Os dois EPs circundam a volta dos dez minutos de duração, são inteiramente instrumentais e parecem funcionar como uma proposta de trilha sonora para filmes de ação hollywoodianos imaginados pelo produtor. Ambos são eletrônicos – o artista é conhecido pelo seu apreço por uma aparelhagem analógica -, mas não são necessariamente contemplativos. Há uma atmosfera tensa que se desenrola como uma narrativa no andamento das faixas. Nomes como Free Fall, The Combat, Latex, Laughing Man e Cyborg propõe ao ouvinte uma historieta que se desenrola a cargo da imaginação. Não por acaso, o clima das músicas, tal como as imagens que evocam, nos fazem lembrar da participação do produtor em filmes como Bronson ou Drive.

Em pouco menos de meia hora frui-se sem contratempos pelos EPs que, afinal, servem muito bem a que vieram: são drops para o consumo rápido entre o intervalo de obras mais robustas, feitos com cuidado, mas apenas como uma versão demo para a obra completa do artista.

(The Key em uma música: The Key) (The Hacker em uma música: The Hacker)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Tim Hecker, Chromatics, M83
ARTISTA: Johnny Jewel

Autor:

é músico e escreve sobre arte