Resenhas

Blonde Redhead – 3 O’Clock EP

Novo trabalho de banda abre novos e interessantes caminhos em uma extensa discografia

Loading

Ano: 2017
Selo: Kobalt Music Group
# Faixas: 4
Estilos: Indie Rock
Duração: 21:00
Nota: 4.0
Produção: Blonde Redhead

23 anos de carreira, nove discos lançados e uma dezena de EPs parecem não imobilizar os anseios e inventividade de Blonde Redhead. Seu mais recente lançamento, o consistente EP 3 O’Clock, é a prova de que escolher ser criativo e inventivo não depende da idade. Se anteriormente o Shoegaze e o Dreampop eram escolhas fáceis ao trio, hoje mostram-se elementos formadores em um som redefinido e distinto.

Suas quatro faixas capturam diferentes sentidos e sensações, se interligando de forma interessante em arranjos orquestrados e bastante trabalhados. O trio parece concentrar-se especialmente em construções musicais sensoriais e narrativas, como a angelical e cinematográfica Golden Light – faixa de beleza ímpar e construída sobretudo nos vocais serenos de Kazu Makino ao longo de seus quase sete minutos.

A faixa título é uma construção à parte, traz ruídos e aliterações sônicas até se transformar quando o primeiro compasso da bateria entra. Sua condução passa a ser, ainda que viajada, dançante e hipnotizante – um feliz matrimônio entre os recentes trabalhos de Warpaint e Feist. O trabalho não seria característico do grupo se não trouxesse variações vocais, elemento sempre interessante na sua discografia.

As duas últimas faixas contam com os bonitos vocais de Amedeo Pace em momentos carregados de sentimento e torpor – é fácil se deixar levar pela belíssima e auto explicativa Where Your Mind Wants to Go (“onde sua mente quer se deixar levar”). Instrumentos de sopro parecem trazem à tona nostalgia e toques rupestres ao trabalho. Já Give Give talvez seja o momento mais inovador do trabalho em uma espécie de R&B antigo, cheio de alma e suingue.

Seria difícil imaginar que um trabalho pequeno comparado ao restante da carreira de Blonde Redhead pudesse trazer grandes surpresas musicais ao grupo. No entanto, ao longo de agradáveis 21 minutos – que entram em loop facilmente -, somos convidados a quase reaprender o que sabíamos e imaginávamos sobre o grupo. Exercício que mostra que sua discografia, em hiato desde 2014, renasceu com força de vontade e criatividade.

(3 O’Clock EP em uma música: Golden Light)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Warpaint, Grizzly Bear, Feist
MARCADORES: Indie Rock, Ouça

Autor:

Economista musical, viciado em games, filmes, astrofísica e arte em geral.