Resenhas

Ross From Friends – The Outsiders

Trabalho cria laços poderosos com o ouvinte e consolida o Lo-Fi House

Loading

Ano: 2017
Selo: Magicwire ‎
# Faixas: 6
Estilos: Lo-Fi House
Duração: 43:00
Nota: 4.5
Produção: Ross From Friends

A cena da música Eletrônica atual está repleta de gêneros e subgêneros que surgiram a partir de interações entre alguns de seus principais pilares como House e Techno. Proeminente, conquista novos produtores por uma mistura de fácil de acessibilidade a programas de produção musical como Ableton e pequenos módulos do passado que recriam fielmente sintetizadores e baterias eletrônicas – vistos nos últimos anos na série Boutique da japonesa Roland, mas também em diversos novos desenvolvedores de equipamentos musicais.

O panorama é refletido ao redor do mundo e no Brasil. Por aqui mostra sua cara com a popularização de festas como Gop Tun, Mamba Negra, CAPSLOCK e Masterplano entre outras e ocasionou inclusive uma versão tupiniquim do famoso festival holandês Dekmantel. Dentre os subgêneros citados, um que ganhou bastante alcance nos últimos três anos é o chamado Lo-Fi House – versão que visa uma certa baixa qualidade em sintetizadores, expressa através de texturas quase magnéticas de fita e uma ode ao passado do gênero. Normalmente, suas músicas se popularizaram em veículos como YouTube e SoundCloud, algo que acabou por proporcionar o surgimento de diferentes personas musicais.

Ross From Friends é um dos mais talentosos produtores do Lo-Fi House e sua faixa de 2015, Talk To Me You’ll Understand se tornou um hit virtual com milhões de visualizações orgânicas. The Outsiders, seu novo trabalho, é composto por seis canções distintas e sensíveis que o afirmam enquanto difusor do subgênero. Um simples play em Crimson, faixa de abertura da obra, torna a visão de desconhecidos, panorâmica – através de uma percussão deliciada e marcada que traz espaços para as melodias de sintetizadores, o ouvinte se vê dançante e hipnotizado.

A discografia de Felix Weatherall (nome verdadeiro por trás do artista) é sempre carregada de uma certa melancolia contemplativa e viajante que ainda assim faz o ouvinte dançar através de linhas de baixo precisas e batidas marcadas no tempo certo – toda essa atmosfera pode ser ouvida na linda Would You Still Be Here, faixa viciante e um dos grandes momentos do trabalho. A suas inspirações diversas surgem em D1RT BOX que traz elementos do Hip Hop e R&B sem esquecer de suas atribuições de manutenção de ritmo – por fim, torna-se um acompanhante ideal para um pôr do Sol na praia.

Os BPMs se elevam em duas grandes composições. The Outsiders, repleta de ruídos analógicos e leves distorções que podem ser percebidas nos minutos iniciais e que compõe esse Acid House capaz de fazer multidões dançarem. Romeo, Romeo pode ser considerada o grande momento do disco e permite-se facilmente se tornar uma nova música favorita em sua vida. Toda a sua construção é feita em camadas de synths digitais e uma percussão com toques tropicais – com quase oito minutos, sua audição é magnética e espiritual e explica Ross From Friends como artista.

The Outsiders enquanto obra consolida raízes dentro da Internet e materializa Ross From Friends como um dos mais talentosos produtores de música Eletrônica de sua geração por conseguir traduzir fielmente sentimentos humanos através de máquinas. Se existe algum tipo de preconceito do leitor em relação a chamada Eletrônica, descobrir o produtor pode ser um caminho sem volta.

(The Outsiders em uma música: Romeo, Romeo)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: DJ Seinfeld, Repetentes 2008, Palm Trax
MARCADORES: Ouça

Autor:

Economista musical, viciado em games, filmes, astrofísica e arte em geral.