Resenhas

A$AP Ferg – Still Striving

Rapper lança mixtape recheada de participações especiais

Loading

Ano: 2017
Selo: ASAP Worldwide, Polo Grounds, RCA
# Faixas: 14
Estilos: Hip Hop, Trap Rap
Duração: 49:13
Nota: 3.0
Produção: 30 Roc, Charlie Handsome, Digital Nas, DJ Khalil, Frankie P, Honorable C.N.O.T.E., Kirk Knight, Maaly Raw, Rex Kudo, Skitzo, Tariq Beats

A$AP Ferg é um dos integrantes mais proeminentes do coletivo A$AP Mob, ficando atrás no quesito popularidade provavelmente apenas de seu comparsa A$AP Rocky. Os dois, ao lado de A$AP Yams, ajudaram o Rap nova-iorquino a florescer novamente a partir de 2012 com um estilo de rimar cheio de letras pretensiosas e apoiado numa base eletrônica que usufrui dos artifícios e da popularidade música Trap.

Still Striving vem na sequência do álbum Always Strive And Prosper, mas é uma mixtape. Ambas as definições, álbum e mixtape, hoje em dia pouco faz para distinguir o conteúdo dos dois tipos de trabalho, e serve mais para indicar quais são as pretensões do artista em relação ao lançamento. Se o anterior parecia estar “abarrotado de participações especiais”, no lançamento da vez o artista parece assumir de vez o papel de produtor, no sentido em que mais prepara o terreno para seus convidados brilharem nas faixas do que as protagoniza — em algumas delas o artista chega a aparecer somente de relance.

O artista continua com suas letras espertas e seu flow característico, um estilo muito próprio que ajudaram a estabelecer a figura de A$AP Ferg no mainstream da música americana. Ou seja, se não há grandes novidade por aqui, é porque o rapper prova que ainda há caldo para tirar da vertente que ajudou a criar. Com a assessoria de gente como Meek Mill, Cam’ron, Migos, e do time de peso reunido para a faixa East Coast Remix, os temas noturnos e esfumaçados do artista passam pela prosperidade financeira, pelo vocabulário extenso das grifes da moda e — parte mais interessante da mixtape — pelas narrativas autobiográficas. O teor misógino de algumas letras, no entanto, vai incomodar muitos ouvidos.

No fundo, não há motivo para que que Still Striving não seja classificado como um álbum propriamente dito, mas, se o artista prefere a alcunha de mixtape, vale a pena enxergá-lo assim. O título faz uma referência a ideia de continuidade, e é exatamente isso que temos por aqui: A$AP Ferg jogando em território seguro, ainda explorando fórmulas descobertas há alguns anos atrás, mas que ainda não se esgotaram.

(Still Striving em uma música: Plain Jane)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Waka Flocka Flame, Meek Mill, Vic Mensa
ARTISTA: A$AP Ferg
MARCADORES: Hip Hop, Trap Rap

Autor:

é músico e escreve sobre arte