Resenhas

F.Y.M – F.Y.M EP

Registro celebra encontro de membros de Ventre, Bratislava e Tuyo

Loading

Ano: 2017
Selo: Independente
# Faixas: 4
Estilos: Rock Alternativo, Rock Experimental
Duração: 13 min
Nota: 3.5

F.Y.M é o resultado do encontro entre o carioca Hugo Noguchi (baixista de Ventre e SLVDR), o paulista Lucas Felipe Franco (baterista de Bratislava) e o curitibano Jean Machado (guitarrista na Tuyo). A inesperada união gera um som igualmente inesperado, que parece buscar inspiração mais nos projetos paralelos destes músicos do que em suas próprias bandas de origem.

O resultado pode ser ouvido no EP de estreia da tríade, que, com apenas quatro faixas, consegue mostrar um pouco do grande leque de possibilidades que surge da reunião desses músicos. Cada faixa, à sua maneira, representa um pouco da liberdade em experimentar com estilos e sonoridades que a banda se permite.

Se isso soou como algo difícil ou nada palatável, a ideia não é bem essa. Essa experimentação se dá forma fácil aos ouvidos. Rio Lento, música que abre o registro, começa com uma ambientação esparsa, para entrar uma instrumentação bastante calcada num Rock Alternativo que pode lembrar toe ou Tortoise. As vozes, cheia de efeitos e glitches, entram quase como mais um instrumento nessa construção.

A curtinha Chuva (sdds) segue na mesma toada da anterior, com aspectos mais brandos desse Rock. Oceano fecha o EP em mais um jam entre os músicos, que dessa vez jogam mais elementos eletrônicos e guitarras pouco mais ruidosas. Enxurada (Ideia, Memória devolve) é a que mais se destaca por ser a mais a diferente. Ela se desenvolve a partir de um spoken word feito pela artista mineira Paola Rodrigues, com a instrumentação, vinda de mais uma sessão de improviso, ficando em segundo plano.

(F.Y.M em uma faixa: Chuva (sdds))

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Meneio, toe, Tortoise
ARTISTA: F.Y.M

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts