Resenhas

Miguel – War & Leisure

Cantor mira o grande público em um trabalho sensual e convidativo

Loading

Ano: 2017
Selo: RCA
# Faixas: 12
Estilos: R&B
Duração: 48:00
Nota: 3.5
Produção: Miguel

Podemos considerar War & Leisure um disco inesperado de Miguel – pelo menos quando nos deparamos com seu último trabalho, o experimental e vanguardista Wildheart. O álbum de 2015 era repleto de um R&B particular que exaltou a figura do músico e o lançou para um lado que fugia de seus ensaios voltados ao Pop, caminho que retorna com força total em seu novo lançamento.

War & Leisure segue o vácuo deixado por artistas póstumos como Michael Jackson e Prince, vozes masculinas talentosíssimas que moveram gerações e alcançaram o grande público. Tal estereótipo parece sempre encontrar mercado dentro da música, mas são poucos os que conseguem se tornar verdadeiros protagonistas no R&B das massas, papel que Bruno Mars pode considerar seu. Não que Miguel almeje as arenas de Bruno, mas não podemos deixar de apontar uma mudança de direção.

Misturada à Psicodelia conhecida de sua guitarra e às suas sexuais interpretações, War & Leisure se torna uma coleção de músicas muito mais simples e fáceis de serem apreciadas que o trabalhoso Wildheart. Banana Clip é refrescante e deliciosa ao ponto de ser radiofônica sem ser banal enquanto a Pineapple Skies é a balada que poderia ser feita por Prince caso ele desejasse seguir caminhos um pouco mais quadrados.

A sensualidade exalada por Miguel tornam cada faixa sexy e convidativa, ao mesmo tempo em que aborda temas que vão além do próprio flerte, o mundo melhor e o escapismo visto em suas letras – Told You So tenta ser uma canção política e o seu clipe, repleto de imagens de protestos contra Trump, passa essa ideia. No entanto, se em entrevistas o músico passava a ideia de um certo ativismo que viria junto ao disco, este acaba quase passando despercebido.

O quadro final é um artista atrás de canções que movimentem o público através da dança ao invés do ativismo – são faixas Pop dentro do universo R&B que convencem, como a latina Caramelo Duro, com Kali Uchis, Criminal, com Rick Ross, ou o single Sky Walker, com Travis Scott – este que realmente mostra uma ruptura em sua discografia, para quem a conhece a fundo. A psicodelia fica de fundo para alguns momentos, como Harem ou Come Through and Chill.

A direção seguida não parece, tampouco, ser errada. War & Leisure tenta trazer Miguel ao grande público, valorizando acima de tudo a sua potente e sexy voz. Dificilmente você irá pular as faixas presentes aqui, mas são poucos os momentos memoráveis aos ouvidos, algo tão comum em seu excelente trabalho anterior.

(War & Leisure em uma música: Pineapple Skies)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Bruno Mars, D'Angelo, Erykah Badu
ARTISTA: Miguel
MARCADORES: R&B

Autor:

Economista musical, viciado em games, filmes, astrofísica e arte em geral.