Resenhas

Jessie Ware – Glasshouse

Cantora lança álbum Pop feito para soar familiar

Loading

Ano: 2017
Selo: Island
# Faixas: 12
Estilos: Pop, Neo Soul
Duração: 46:19
Nota: 3.5
Produção: ST!NT, Benny Blanco, Kid Harpoon, Bastian Langebaek, Pop Wansel, Sammy Witte, Happy Perez, Cashmere Cat, Starsmith, Two Inch Punch, Fred Ball, John Ryan, Julien Bunetta, Hugo White, Felix White, Jamie Scott, Dave Okumu

Acompanhamos Jessie Ware desde 2012, ocasião do lançamento de seu debute Devotion. E uma das qualidades que mais chamaram a nossa atenção desde então foi justamente o tom, digamos assim, parcimonioso da artista, distante do exagero usual que personalidades do Pop costumam carregar consigo a fim de se destacarem na indústria. Glasshouse, o novo trabalho da cantora britânica, aumenta ainda mais este tom, denotando segurança, maturidade e sobriedade na música que faz.

Se até o álbum antecessor a artista habitava um território intermediário entre “os holofotes e o alternativo”, aqui ela parece abandonar de vez a segunda característica. Ou seja, se antes era possível enxergá-la, dadas as devidas proporções, ao lado de gente como Lorde ou Zola Jesus, agora as coisas soam muito mais convencionais. É possível pensar em Janet Jackson, em Kylie Minogue ou até mesmo em Ed Sheeran (que co-escreveu a faixa Sam), enquanto guardiões de um território seguro, convencional, e que abrilhanta as rádios cantando temas de coração partido. Aliás, Sam é o nome do filho de Ware, e por isso faz todo sentido pensar neste trabalho como sendo, diferentemente de seus antecessores, a perspectiva de vida de uma artista que experiencia a maternidade.

Uma possível ressalva a ser feita por aqui talvez seja justamente o tom pro forma, que executa tudo de acordo com a cartilha, almejando alguma familiridade nos ouvidos do público. Midnight traz um tempero Soul que levanta o ouvinte, Thinking About You traz batidas espaçadas e um clima de neblina, enquanto Selfish Love traz uma malemolência latina. No entanto, o tom polido, cheio de batidas pungentes e timbres cintilantes cumpre o que promete, como se fosse um clássico da gastronomia executado com perfeição, só que no campo da música. Sem alarde, com perícia e com o conforto da familiaridade.

(Glasshouse em uma música: Thinking About You)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Janet Jackson, Sampha, Kylie Minogue
ARTISTA: Jessie Ware
MARCADORES: Neo Soul, Pop

Autor:

é músico e escreve sobre arte