Resenhas

Marcus Marr – Familiar Five EP

DJ londrino lança novo trabalho com espírito kafkaniano

Loading

Ano: 2018
Selo: DFA
# Faixas: 4
Estilos: Eletrônica, Acid House, Techno
Duração: 25
Nota: 3.0
Produção: Marcus Marr

Marcus Marr é um DJ e produtor londrino e residente na conhecida casa noturna berlinense Berghain. Bastante influenciado pelo Acid House, a música de Marr aposta em um Dance espacial puxado para o Funk. Em 2015, o artista lançou em parceira com o australiano Nick Murphy (que na época ainda se chamava Chet Faker) o ótimo Work EP, uma intersecção do Deep House que, apesar dos “rótulos da cena” não abria mão do seu aspecto Pop, agradando tanto “os heavy users do gênero, quanto os que flertam de longe com o estilo”.

Este Familiar Five EP abdica de participações especiais, o que é raro na carreira do artista, para focar na personalidade de Marr. O carro chefe do trabalho é o novo single homônimo, mas a este se juntam outras três faixas produzidas ao longo dos últimos anos.

O single nos introduz em universo sombrio de baixos envelopados e batidas de ritmo cardíaco acelerado. Marr canta “I got up and found a new finger in the familiar five”. Nossos olhos se voltam para a capa do trabalho e percebemos que sua mão contém, na verdade, seis dedos. A trasmutação monstruosa aqui, à maneira ansiosa de Franz Kafka, acontece como uma metáfora: Familiar Five vem como um processo de aceitação, um abraço na personalidade freak do músico.

No entanto, nas faixas seguintes, as coisas mudam um pouco de figura. Love Release tem uma cara de DJ Set tocado ao vivo, feito para embalar uma pista de dança. Já High Times e Rocketship homenageiam o Pop dos anos 80, mais especificamente o guitarrista Nile Rodgers. Não será escusado pensar na parceria deste com o duo de House francês Daft Punk no álbum Random Access Memories.

Familiar Five EP apresenta músicas redondas e cristalinas, mas oscila um pouco de clima no decorrer de suas músicas, funcionando mais como uma catalogação oficial de obras soltas do artistas do que um álbum propriamente dito. Por isso mesmo, se você é fã, trate de incorporar os novos exemplares para sua playlist.

(Familiar Five EP em uma música: Familiar Five)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Touch Sensitive, Nick Murphy, Daft Punk
ARTISTA: Marcus Marr

Autor:

é músico e escreve sobre arte