Resenhas

BOOTS – #DARKDAZE

EP de produtor norte-americano traz conjunto dos melhores momentos de sua carreira

Loading

Ano: 2018
Selo: Independente
# Faixas: 4
Estilos: Experimental, Eletrônica
Duração: 20:56
Nota: 3.5
Produção: BOOTS

É curioso como temos a necessidade de marcar nossos respectivos aniversários com eventos. Parece que estes acontecimentos validam a passagem do tempo e que ignorá-los seria quase um desrespeito. Pensando nisso, o produtor BOOTS resolveu particularizar seus 31 anos com um lançamento tímido porém abrangente. Em um texto escrito em seu perfil na plataforma SoundCloud, ele diz que o último ano foi uma loucura entre turnês e gravações e o atual aniverário serviu como uma espécie de momento de reflexão sobre tudo pelo que passou. Assim, nasceu #DARKDAZE.

Este EP vem como um aglomerado de referências durante o curso de sua carreira. Apesar de curto, cada uma das quatro faixas procura explorar os diversos elementos presentes em discos passados, como se estivesse fazendo um apanhado e levantamento geral destes anos. Assim, por mas que este possa parecer um EP “para preencher tabela”, ele tem um importante significado para BOOTS, principalmente no que tange sua memória afetiva. Música experimental, Retrowave, Drone Music, Glitch e outros subgêneros Eletrônicos se encontram para formar estas canções nostálgicas e, ao mesmo tempo, interessantes para o público desconhecedor do trabalho do norte-americano.

Iniciando com a faixa que dá título ao registro, #DARKDAZE procura trabalhar com timbres hipnóticos e desorientados junto com uma batida presente que não se limita em ser apenas um adendo e ganha personalidade à medida que a música progride. Já No Stop It, claramente influenciada por uma estética dos anos 1980 e gêneros de releitura como o Retrowave, traz menos hipnose e mais clareza nos seus arranjos, flertando também com refrões chicletes do Indie Pop – mais uma mostra do caldeirão misturado que é a cabeça de BOOTS. Delete Delete é uma super parceria com o duo Run The Jewels, Nick Zinner (Yeah Yeah Yeahs) e a atriz Cristin Milioti (Black Mirror), misturando um Hip Hop pesado e suavidades da Ambient Music. E por fim, S T R a n G E é a única canção mixada por outro produtor (Deathfx) mostrando que parte do universo de BOOTS também é essa troca de conhecimento e produções entre seus contemporâneos.

#DARKDAZE cumpre tanto a função de entregar faixas interessantes para os entusiastas do produtor como entregar um convite irrecusável para que outras pessoas conheçam sua obra. De forma significativa para BOOTS, temos um registro que reúne muitos elementos, a mesmo tempo que parece reassegurar a confiança em sua sonoridade.

(#DARKDAZE em uma faixa: Delete Delete)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Rob Sonic, Clarence Clarity, The Horrors
ARTISTA: BOOTS

Autor:

Produtor, pesquisador musical e entusiasta de um bom lounge chique