Resenhas

Soccer Mommy – Clean

Projeto atinge a maioridade musical em primeiro álbum de inéditas

Loading

Ano: 2018
Selo: Fat Possum
# Faixas: 10
Estilos: Indie, Synthpop
Duração: 34
Nota: 4.0
Produção: Gabe Wax

Não faz muito tempo falamos sobre Sophie Allison, a própria Soccer Mommy, por aqui. A ocasião era o lançamento do álbum Collection, trabalho de estreia da artista sob a batuta do selo Fat Possum. Se aquele marcava, em certa medida, uma linha simbólica de transição entre o universo do Lo-Fi e paragens mais profissionais – já que consistia de faixas antigas retrabalhadas e algumas poucas inéditas -, Clean, por sua vez, chega para mostrar que a passagem está, enfim, completa.

O título Clean nos faz pensar não apenas em uma sonoridade mais cristalina e bem acabada, mas também em uma processo de limpeza espiritual pela qual a artista passa escrevendo suas letras. Ou seja, se a guitarra ecoa nítida em nossos ouvidos e a voz de Allison desliza suavemente, é apenas para purgar os desgostos da vida de um jovem adulto.

O clima é bastante norte-americano, ou seja, é possível inferir a herança do Rock Alternativo dos anos 90, que hoje é guardada por gente como (Sandy) Alex G, Jay Som e Waxahatchee. Na verdade, faz sentido pensar nos termos que André Felipe de Medeiros escreveu ao falar de S. Carey em relação ao Folk: “depois de uma fase de grande saturação do estilo, uma obra ser lançada com esse rótulo pode facilmente passar desapercebida, entendida por certa parcela do público como “datada” ou algo assim. Para chamar atenção, é preciso que o trabalho seja, digamos, especial”. Soccer Mommy trabalha na intersecção do Indie com o Synthpop, talvez a tendência musical que, agora na passagem para os 2020, recebe tanta atenção quanto recebeu o Folk há dez anos.

A boa notícia é que Clean, como dissemos, faz a passagem para “um algo a mais”. Há por aqui certa despretensão, mas há também um olhar sensível sobre os detalhes do cotidiano. E há uma também uma crueza sobre desafetos e relacionamentos que desandaram. O clima do álbum envolve vagarosamente o ouvinte e, de repente, você se pega olhando pela janela, contemplando a existência e pensando, afinal, qual o seu lugar no mundo. Ou coisas do tipo. Enfim, Clean é a melhor experiência de Soccer Mommy até a presente data. Recomendamos.

(Clean em uma música: Your Dog)

Loading

ARTISTA: Soccer Mommy
MARCADORES: Indie, Ouça, Synthpop

Autor:

é músico e escreve sobre arte