Resenhas

Ride – Tomorrow’s Shore

EP reinsere a banda no contexto de hoje através de estética psicodélica

Loading

Ano: 2018
Selo: Wichita/PIAS
# Faixas: 4
Estilos: Rock Alternativo, Shoegaze, Dream Pop
Duração: 18'
Nota: 3.5

Dezoito minutinhos de música a mais, era isso o que o retorno da banda Ride precisava. Se seu primeiro disco em duas décadas – Weather Diaries (2017) – contextualizava a banda tematicamente nesta nova década, é a vez de Tomorrow’s Shore realocar seu som esteticamente como próprio do nosso tempo.

Não que já não houvesse traços e ecos de uma produção dos anos 2010 no álbum, principalmente em faixas como Home Is a Feeling, mas agora o que vem em primeiro plano é o lado mais psicodélico da banda, que deixa de lado uma certa urgência do Rock Alternativo dos anos 1990 que sempre trabalhou e dá lugar a uma outra densidade e um outro ritmo ao trabalhar suas composições.

Melhor do que a intenção de fazer algo novo é a boa execução dessas ideias, e Ride realiza com maestria a missão de entregar quatro músicas bastante sólidades dentro de um novo território estético. Pulsar, a primeira faixa, introduz a obra com uma composição ensolarada nos arranjos e no andamento, para então ouvirmos Keep It Surreal, a música mais “Rock Alternativo dos anos 1990” de todo o EP. Carregada de reverb, ela não esconde sua natureza pertencente a Tomorrow’s Shore com uma segunda metade bastante carregada de camadas.

Cold Water People vem aos moldes daquela Psicodelia embebida no passado, com lisergia de sobra, uma experiência que fica completa com a última música, Catch You Dreaming. Com mais de seis minutos de duração, ela apresenta um cenário sintetizado para suas guitarras, sem pressa de desenvolver seus argumentos.

São só dezoito minutinhos, mas o disco consegue expandir a dimensão que Ride apresenta na música que faz hoje, assim como parece inserir melhor a banda no cenário contemporâneo como pertencente dele, não como um grande nome do passado que tenta reviver hoje os dias de ontem. Uma boa intenção amparada por ótimas músicas.

(Tomorrow’s Shore em uma faixa: Cold Water People)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Slowdive, MGMT, Real Estate

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.