Resenhas

The Weeknd – My Dear Melancholy

Lado mais sensível do músico é explorado na estética trabalhada ao longo da década

Loading

Ano: 2018
Selo: Republic Records/UMG
# Faixas: 6
Estilos: R&B, Alt-R&B
Duração: 21'
Nota: 3.5

Graves, batidas eletrônicas, ambientação noturna, músicas quase dançantes – My Dear Melancholy é por excelência um lançamento de Abel Tesfaye em seu The Weeknd. Quem o conhece por grandes hits, como Starboy e Can’t Feel My Face, pode até estranhar a ausência de faixas de uma vasta amplitude Pop, porém o EP dialoga diretamente com sua carreira anterior a esses sucessos.

É interessante notar que essa tal “volta às origens” pode ser entendida como um atestado de sua identidade enquanto artista, que esclarece mais uma vez seu estilo e predileções na hora de fazer música. Da mesma forma, isso acontece em seu momento de maior destaque no mainstream, até por especularem que algumas das músicas do disco são sobre seu finado relacionamento com a também cantora Selena Gomez (algo amplamente divulgado pela mídia).

My Dear Melancholy é, dentro de sua discografia, um apanhado de seis músicas lamentosas sobre relacionamentos falhos sob uma perspectiva bastante pessimista da vida a dois. A tal melancolia do título parece vir de uma desesperança na vida amorosa (“And now I know relationship’s my enemy/So stay away from me”, como ele canta em Hurt You) que leva o eu-lírico a encontros vazios com outras pessoas para esquecer a amada (“And I’ma fuck the pain away/And I know I’ll be okay”, em Privilege).

O que temos, no fim, é um lançamento consistente no nível de qualidade que esperamos dele (a produção, como sempre, é um destaque), na estética contemporânea de um R&B bastante Eletrônico e no teor “conceitual” que a obra carrega, com uma temática única explorada em todas as músicas. Fosse um álbum completo, poderia ser cansativo e/ou necessitar do amparo de grandes hits. Não sendo esse o caso, o EP vem na medida certa de quem quer ouvir aquele The Weeknd de sempre, agora em um lado mais sensível.

(My Dear Melancholy em uma faixa: Call Out My Name)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Kelela, FKA Twigs, How To Dress Well
ARTISTA: The Weeknd
MARCADORES: Alt-R&B, R&B

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.