Resenhas

Saba – CARE FOR ME

Álbum coloca Saba na linha de frente do Rap para os próximos anos

Loading

Ano: 2018
Selo: Saba Pivot, LLC.
# Faixas: 10
Estilos: Hip Hop, Rap
Duração: 41:35
Nota: 4.0
Produção: daedaePIVOT, Daoud, Saba

Tahj Malik Chandler é Saba, rapper de 23 anos de idade vindo de Chicago que, apesar da pouca idade, acaba de lançar o seu segundo trabalho. CARE FOR ME é, como o título dá a entender, um processo de autocura do autor, um diário pessoal de sua intimidade, assim como uma maneira do artista chamar a atenção de um público mais alargado para si.

Os títulos de CARE FOR ME vêm todos em letras capitais, seguindo a tendência do estilo que podemos observar em Kendrick Lamar ou Brockhampton. E de fato o Rap passa por um momento maiúsculo. Não necessariamente porque rappers têm sido artistas mais interessantes do que aqueles vindos de outros estilos, mas sim porque o Rap parece ter respondido melhor às perguntas e aos problemas que pairam no ar desta década em vias de encerramento.

E CARE FOR ME está alinhado com o seu tempo. Não será difícil notar a influência que Lamar, Vince Staples e Chance The Rapper – este último participando na faixa LOGOUT – têm na formatação da identidade musical de Saba. Seja na produção do trabalho, que ostenta ora timbres eletrônicos metálicos, ora samples de Jazz mais evocativos, ou seja nas letras que falam de sua política pessoal – a de como viver no mundo sendo um jovem negro nos Estados Unidos -, a música de seus ídolos aparece como um norte claro por aqui.

Todas essas influências são naturais, uma vez que Saba, apesar de viver nesta intersecção temporal e conviver com os seus ídolos, é um artista da “próxima geração”. Aqui, o som de seus pares não é emulado como oportunismo, mas sim como única possibilidade musical relevante.

Se, no entanto, CARE FOR ME pode fazer despertar no ouvinte o desejo de algo de mais autêntico na produção, é nas rimas de Saba que fica clara a sua potência enquanto artista: cantando suas angústias pessoais, em especial relacionadas à morte de seu primo e mentor Walter Long Jr., sua fala aparece articulada, carregada de emoção, urgente e catártica. CARE FOR ME é o atestado de que Saba tem tudo para ser um dos grandes nomes do Rap nos próximos anos. Estamos de olho.

(CARE FOR ME em uma música: LIFE)

Loading

ARTISTA: Saba
MARCADORES: Hip Hop, Ouça, Rap

Autor:

é músico e escreve sobre arte