Resenhas

Alina Baraz – The Color of You

Trabalho de estreia da cantora mostra o “frescor” com que ela trata o R&B

Loading

Ano: 2018
Selo: Mom+Pop
# Faixas: 9
Estilos: R&B, Pop Eletrônico
Duração: 31'
Nota: 3.5

É legal como The Color of You termina com o hit Electric, deixando para o último momento a música que divide a jovem carreira de Alina Baraz em duas partes: Dos dois pés fincados na Eletrônica antes para um R&B contemporâneo, Pop e sensível como faz hoje. A parceria com Khalid, que viralizou em 2017, não é a única música com o cantor no disco. Floating, a faixa 2, é mais um dueto dos dois, agora em uma ambientação baseada em uma célula embrionária da música caribenha que acompanha a guitarra Indie ao fundo das vozes.

Falar de Alina e de seu trabalho é isso, um exercício de decupar cada música para muito além do R&B evidente, porque há sempre mais para se achar ali dentro. Quando conhecemos mais de sua história (que inclui formação em música Clássica, corais Gospel e influências de Adele), faz ainda mais sentido essa postura de olhar para lados bastante múltiplos em sua obra. Não que ela misture o Clássico, o Gospel e Adele neste seu álbum de estreia, mas a atitude de estar aberta a uma natureza complexa em suas composições parece ser constante para a artista.

Por isso também, ao ouvirmos faixas como Coming to My Senses, Yours ou o excelente hit I Don’t Even Know Why, há uma sensação de “frescor”, ainda que nem sempre haja “originalidade”. De BANKS a Rihanna, de FKA twigs a Corinne Bailey Rae, já ouvimos esse R&B noturno, sensual e romântico antes. Mesmo assim, na voz de Alina, há um aspecto de autenticidade que, junto à qualidade das músicas, garante um lugar de destaque ao disco – e isso tem tudo a ver com as inspirações variadas e uma noção mais aberta do que seu som pode conter.

Ouvir The Color of You é perceber que Alina Baraz tem tudo para ser um nome que ouviremos muito no futuro, sendo também uma referência para uma nova geração que quer unir uma bela voz a uma sonoridade referencialmente de seu tempo, caprichando nos dois lados dessa equação. Sendo esse seu primeiro álbum, é natural que a experiência confira também maior identidade ao seu trabalho. No momento, só lhe falta isso, algo que, mesmo em uma audição desatenta, já revele todos os seus diferenciais.

(The Color of You em uma música: I Don’t Even Know Why)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Kali Uchis, FKA Twigs, BANKS
ARTISTA: Alina Baraz
MARCADORES: Ouça, Pop Eletrônico, R&B

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.