Resenhas

Ross From Friends – Aphelion EP

Produtor tenta uma proposta pouco mais polida em seu novo compacto

Loading

Ano: 2018
Selo: Brainfeeder
# Faixas: 4
Estilos: Lo-Fi House
Duração: 27 min
Nota: 3.0
Produção: Ross From Friends

A música Eletrônica (seja na EDM ou IDM) tem suas diversas correntes e vertentes que constantemente se reinventam, ganham novos nomes ou são criados a partir da união entre outros estilos dentro do próprio gênero. Lá por 2015, isso aconteceu com o surgimento da Lo-Fi House, criado por nomes como DJ Boring, DJ Seinfeld e Ross From Friends.

Esse movimento artístico, que não se difere tanto assim da Vaporwave em sua busca pelo exótico, acaba sendo apenas uma corruptela de elementos do House com camadas de um verniz Lo-Fi, aponta muitos puristas da música Eletrônica. Dito tudo isto, é perceptível a busca do produtor inglês Felix Weatherall (nome real do músico por trás do projeto) em se desvencilhar um pouco dessa pecha (ou mesmo amarras) colocadas no estilo em seu novo EP, Aphelion.

Inclusive o título do registro denota isto. A tradução do nome é “Afélio”, ponto de uma órbita em que o astro (seja um planeta ou outro corpo celeste) está mais distante do Sol. Emblematicamente, Felix busca nesta obra se distanciar das estruturas preestabelecidas do estilo, como seu tom propositalmente lo-fi e bastante nostálgico (sendo piegas por vezes) para criar algo mais “hi-fi” e pouco mais distante da nostalgia pela nostalgia (ainda que a obra esteja embebida de elementos escolhidos a dedo de outras obras e gêneros).

Ainda assim, este é um trabalho que está na órbita do Lo-Fi House, não deixando completamente o estilo e alienando seus fãs. São 27 minutos (em quatro faixas) que mostram o que o gênero pode ser, sugere uma direção pouco mais autoral ou pelo menos menos ligada a um formato que em seus três anos de existência já vem mostrando sinais de desgaste. No geral, a obra se mostra bem mais interessante que sua antecessora, o EP The Outsiders.

(Aphelion em uma faixa: John Cage)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Dj Boring, DJ Seinfeld, Repetentes 2008
MARCADORES: Lo-Fi House

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts