Resenhas

Amber Mark – Conexão EP

Inspirada pela Bossa Nova, cantora revela grande força criativa em formato Pop

Loading

Ano: 2018
Selo: Jasmine Music/Universal
# Faixas: 4
Estilos: R&B, Pop Alternativo
Duração: 18'
Nota: 4.0

Pois é, chama atenção de qualquer falante de língua portuguesa o fato deste disco se chamar Conexão EP, uma junção de letras e fonemas inegavelmente nossa que poderia ser “exótica” para outros ocidentais que não usam o X dessa forma ou não conhecem nosso som do til. Quando ficamos sabendo que Amber Mark é fã de Bossa Nova, principalmente de João Gilberto, a escolha é imediatamente justificada. E ela faz ainda mais sentido ao conhecermos um pouco de sua história, com uma infância marcada por diversas mudanças, tendo morado nos EUA, Alemanha, Índia, Nepal e, veja só, no Brasil. Residente há alguns anos em Nova York, sua mente cosmopolitana foi moldada pelo pluralismo, o que nutre diretamente sua força criativa.

Se o seu primeiro lançamento, 3:33am (2017), tratava do falecimento da mãe, Conexão é o primeiro passo pós-luto, quando o indivíduo se entende capaz de envolver-se novamente com algo ou alguém sem ter a perda como norte. Nas mãos de Amber, o tema ganha contornos deliciosamente Pop, tendo o tema universal do romance como rota para suas letras confessionais de frases simples, mas legais – “The way we speak body language/and everything is connected” na faixa-título e “Why won’t you realise you gotta love me right, baby” em Love Me Right são bons exemplos de sua lírica.

Musicalmente, o disco faz o excelente trabalho de domar a quantidade de inspirações e a riqueza de sua inspiração em uma forma descomplicada. Seu R&B tem contornos não só da Bossa Nova, mas mesmo do Samba, em uma ambientação construída por timbres eletrônicos enquanto flerta até mesmo com a House. O que fica é um som Pop requintado que guia seu vocal, que faz com que Amber Mark mereça indicação ao posto de “Sade de sua geração”.

Venha pela curiosidade – do nome do disco, do histórico da cantora, ou até da nota alta nesta avaliação – e fique pelo encanto sentimental que suas músicas possuem, além da enorme qualidade de composição, arranjos e produção. Assim que o drop surgir em Love Me Right, antes do disco bater seus oito minutos de duração, você já não quer ouvir outra coisa o dia inteiro.

(Conexão EP em uma música: Conexão)

Loading

ARTISTA: Amber Mark
MARCADORES: Ouça, Pop Alternativo, R&B

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.