Resenhas

Open Mike Eagle – What Happens When I Try to Relax EP

Nova direção mostra um rapper caminhando ao digital e moderno sem se esquecer de sua alma poética analógica

Loading

Ano: 2018
Selo: P + C Auto Reverse
# Faixas: 6
Estilos: Alternative Hip Hop
Duração: 19:00
Nota: 3.5
Produção: Open Mike Eagle

What Happens When I Try to Relax é um EP que apresenta uma virada interessante na carreira do rapper Open Mike Eagle. O artista de Chicago, residente em Los Angeles, sempre se colocou dentro do cenário do Hip Hop como uma figura alternativa, mais poética e adepto do Spoken Word – um ser voltado mais pra intelectualidade de suas palavras que produções elaboradas. Seu jeito cru, quase simples e à margem dos demais, acabou por tornando-o interessante, e sua vasta e consistente discografia são provas disso.

O confessional Brick Body Kills Still Daydream, de 2017, esteve na lista dos melhores discos do ano passado de vários colaboradores do Monkeybuzz, e seu novo EP, mesmo de certa forma distante do que ele construíra em sua carreira, possivelmente também estará. Mais sintético, repleto de camadas de synths, batidas mais minimalistas e uma dialética mais contemporânea – algo entre em o Hip Hop e o Trap atual -, o lançamento parece estabelecer Michael como um dos melhores de sua geração.

Seus tons pessoais e emotivos ganham mais impacto em faixas como Single Ghosts e na ótima Every Single Thing, mistura melancólica que poucos conseguem fazer como Mike – entrando no hall dos discos tristes de Rap do ano junto a Care Me, de Saba. A energia está à flor da pele na melodia arpegiada de Relatable, mas este parece ser o único momento de catarse – os demais trazem novos aromas a suas rimas. Southside Eagle o coloca dentro da cidade de Los Angeles, encontrando pessoas famosas que não o notam e situações cotidianas que parecem banais e solitárias.

Sua vontade de relaxar, presente no título, na verdade reside em seu desejo de expressão – ativo, ele parece não conseguir relaxar verdadeiramente, apenas observar a órbita de sua vida em uma cidade grande em rimas que tentam falar mais do que seu conteúdo indica. Open Mike Eagle sempre foi um sujeito de muitas ideias e extensivo vocabulário, algo que parece se expandir nesse EP ao se colocar pela primeira no universo musical mais digitalizado e sintético. Seu resultado acaba reservando por si só uma nova direção, instintiva e certeira com seu fim Trap Maybe Gang. A história está apenas se reescrevendo em sua vida e o microfone parece que nunca esteve tão aberto ao seu coração.

(What Happens When I Try to Relax em uma música: Relatable)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: BK, Danny Brown, Kendrick Lamar

Autor:

Economista musical, viciado em games, filmes, astrofísica e arte em geral.