Resenhas

NAO – Saturn

Firmada em uma identidade versátil, cantora entrega grande diálogo entre sonoridades

Loading

Ano: 2018
Selo: Little Tokyo/Sony Music
# Faixas: 13
Estilos: Neo Soul, R&B, Pop Alternativo
Duração: 47'
Nota: 4.0

Como você pode deduzir do nome, Saturn é o disco que marca a chegada da britânica NAO à marca dos 30 anos. Assim como o planeta do título leva 29 anos para dar uma volta ao redor do Sol, estas novas músicas mostram o que a cantora acumulou nesse tempo em seu repertório de referências.

Não que o disco seja apenas uma apanhado de influências musicais, mas fascina o quanto ela consegue dialogar com sonoridades Pop sem nunca deixar a peteca da forte personalidade cair. Dona de um timbre muito característico, NAO parece ter crescido como vocalista nos últimos anos, entregando momentos como o single Another Lifetime (que abre o álbum). Em uma ambientação Eletrônica, ela canta com base do que conhecemos da trinca R&B, Soul e Funk, mas de um jeito muito próprio, que faz com que você sempre reconheça facilmente uma faixa sua – por mais diferentes que elas sejam entre si.

If You Ever brinca com os tons tropicais que tomaram o Pop nos últimos anos, enquanto Orbit e Curiosity vêm com batidas e andamento em par com o que The Weeknd, Drake e tantos outros nomes de destaque têm feito. Já a faixa-título, com participação de Kwabs, resgata o R&B mais tradicional com tratamento sonoro contemporâneo, adicionando ainda mais pluralidade a um repertório que brinca com estéticas da virada das décadas de 1980 para 90 (Gabriel, Love Supreme), entrega músicas preparadas para o mainstream (Make It Out Alive) e ainda consegue trabalhar uma balada intimista e grandiosa em sua sensibilidade (A Life Like This).

Sem ignorar a temática do “retorno de Saturno”, NAO comprova sua identidade versátil tão atenta àquilo que a produção musical de hoje em dia tem de melhor. Ao ouvir Saturn, conseguimos visualizar a cantora ouvindo All Saints na adolescência ao lado dos grandes nomes da música afrodescendente, o que a faz chegar aos 30 anos preparada para o diálogo com os sons contemporâneos e amparada por um grande senso de si, principalmente de seu eu musical.

(Saturn em uma música: Another Lifetime)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: FKA Twigs, AlunaGeorge, Mahmundi
ARTISTA: Nao

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.