Resenhas

Gold Panda – Half Of Where You Live

Nômade, o produtor coletou de suas viagens ao redor do mundo a inspiração para seu novo álbum que carrega tendências culturais de grandes centros urbanos

Loading

Ano: 2013
Selo: Ghostly International
# Faixas: 11
Estilos: Minimal, Deep House, UK Bass
Duração: 48:37
Nota: 3.5
Produção: Gold Panda
SoundCloud: /tracks/87828239
Itunes: http://clk.tradedoubler.com/click?p=214843&a=2184158&url=https%3A%2F%2Fitunes.apple.com%2Fbr%2Falbum%2Fhalf-of-where-you-li

Desde o lançamento de Lucky Shiner (2010), o produtor inglês Derwin, ou melhor, Gold Panda, tem rodado o mundo em turnê, coletando de cada canto que passa uma inspiração, uma memória, um som ou até mesmo uma lembrança diferente e as juntado em suas novas composições. De forma reduzida, esse ímpeto já pode ser visto em seu mais recente EP, Trust, que trazia algumas destas colagens com grande teor urbano em faixas que se mostravam perfeitas para ouvir enquanto se dá uma volta por qualquer grande centro cosmopolita.

Aprimorando, diversificando e aplicando esta ideia para continentes, países e cidades, Derwin mostra em seu segundo álbum, Half Of Where You Live. novamente essa viagem sônica que desbrava os quatro cantos do mundo e de certa forma mostra também a experiência e o sentido que essas viagens tiveram para ele. Ainda que muito íntimo, o disco se desenrola mantendo um dialogo silencioso e minimalista com o ouvinte – é como se Panda nos cantasse as histórias destas viagens sem ter pronunciar uma palavra sequer.

Mais uma vez baseado no Downtempo e no Minimal, o produtor consegue trazer ao seu álbum tendências do UK Bass e Deep House para dar forma as suas experimentações e inspirações – estilos que garantem ao disco uma vibe altamente sonhadora, sinestésica e hipnótica (até mesmo em faixas mais “dançantes” como An English House e Community). Além das particularidades das batidas, loops, vocais (esses muitas vezes não passam de uma frase ou palavra repetida durante toda a faixa) e texturas de cada gênero, Gold Panda também traz a identidade cultural de cada região que esteve durante os últimos anos – e aqui vemos o produtor encantado principalmente pelo Japão e pela cidade de São Paulo.

Influências orientais aparecem em peso em faixas como Enoshima, Junk City II, Flinton e My Father in Hong Kong 1961 – aparecem não somente através dos sons mais icônicos como melodias, timbres e instrumentos que remetem a tal região, mas também as sutilezas e pequenos recortes do dia-a-dia. Brazil e Reprise fazem alusão ao nosso país. A primeira emulando o grande senso rítmico e repetindo, quase como um mantra, o nome da faixa durante quase toda sua extensão, enquanto a segunda adentra ainda mais na nossa cultura e empresta de Sergio Mendes o sample de You Been Away Too Long.

Ecoando diversas culturas cosmopolitas ao redor do mundo, Gold Panda evoca em seu novo álbum grande senso urbano e atmosférico que tornam sua musicalidade ainda mais interessante. Rico e cheio de experimentações, Half Of Where You Live se torna uma espécie de diário de viagem de Derwin nestes três anos desde o lançamento do seu primeiro álbum e mostra sua evolução neste mesmo período. Seu único problema, porém, é carecer de momentos um pouco mais marcantes – o que na verdade não parece ser a proposta do músico com seu som que se baseia na lenta evolução das faixas.

Gold Panda – Brazil

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Andy Stott, Boards of Canada, Four Tet
ARTISTA: Gold Panda

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts