Resenhas

Toad The Wet Sprocket – New Constellation

Clássico grupo alternativo dos anos 90 volta em ótima forma, fazendo um Pop Rock que bebe das mesmas fontes de bandas como REM

Loading

Ano: 2013
Selo: Abe's Records
# Faixas: 15
Estilos: Pop-Rock, Rock Alternativo
Duração: 59:03
Nota: 3.5
SoundCloud: /tracks/95283658

A década de 1990 teve uma grande quantidade de grupos obscuros fazendo dois, três sucessos em rádio, trilhas de seriados ou filmes, que depois sumiriam na poeira. O quarteto californiano Toad The Wet Sprocket, batizado em homenagem a uma banda fictícia criada por Eric Idle, integrante do Monty Python, é um caso clássico. Formado por Dean Dinning, Randy Guss, Todd Nichols e pelo vocalista e guitarrista Glen Phillips, o Toad iniciou suas atividades ainda na década de 1980, lançando seu primeiro disco, Bread And Circus, de forma totalmente independente em 1989.

O sucesso de crítica chegou com o segundo trabalho, Pale, lançado um ano depois. Com a proposta de beber da mesma fonte que bandas como REM, o Toad deu origem a um disco cinzento e belo, que, apesar de elogiado, passou batido pelo público, que abraçaria a banda a partir do terceiro álbum, Fear. Os primeiros sucessos da carreira foram Walk On The Ocean – que tocou até em rádios rock aqui no Brasil – e All I Want. Com o passar do tempo, o Toad conseguiu emplacar Good Intentions, lançada como single em 1995, na trilha sonora do seriado Friends. Ao mesmo tempo a banda lançou a coletânea In Light Syrup, cheia de lados-B e sobras de estúdio. A partir daí o Toad começou a perder seu pequeno espaço e encerraria suas atividades em 1998. Glen Phillips iniciou uma carreira solo ao longo da década de 2000 e a banda se reuniu ocasionalmente algumas vezes para shows esporádicos.

Em 2011 os sujeitos resolveram retomar a carreira, principalmente por conta dos pedidos insistentes de sua fiel base de fãs. Começaram com uma regravação de All I Want, rebatizada All You Want, originalmente do segundo disco. Agora partem para um disco inédito, New Constellation. Se você gosta de Pop com tinturas Folk em teores light, cheio de melodia, instrumentais eletroacústicos e vocais competentes, este é seu disco.

Phillips continua em boa forma como compositor, guitarrista e cantor e faz de canções como a faixa título, as instrospectivas baladas Last To Fall e Golden Age, a arejada California Wasted ou a Pop Get What You Want.

O Pop Rock de guitarras praticado pelo Toad The Wet Sprocket é artigo do século XX, mas ainda tem potencial de sobra para agradar audiências nesses nossos tempos. Recomendado sem restrições.

Toad The Wet Sprocket – New Constellation

Loading

Autor:

Carioca, rubro-negro, jornalista e historiador. Acha que o mundo acabou no meio da década de 1990 e ninguém notou. Escreve sobre música e cultura pop em geral. É fã de música de verdade, feita por gente de verdade e acredita que as porradas da vida são essenciais para a arte.