Resenhas

Dunas – Dunas EP

Quarteto curitibano mostra grande potencial nas cinco faixas que compõem seu primeiro EP

Loading

Ano: 2013
Selo: Independente
# Faixas: 4
Estilos: Indie Rock
Duração: 18:38
Nota: 3.0
Produção: Matheus Duarte

Mesmo já existindo desde 2009, os jovens por trás do projeto curitibano Dunas (e entre seus membros está Lorenzo Molossi, criador do Veenstra, aqui assumindo as baquetas) levaram alguns anos para poder maturar suas composições e chegar ao primeiro EP de sua carreira.

Homônima, a obra de estreia do quarteto é resultado da junção de cinco faixas que mostram muito do potencial dos garotos paranaenses em juntar suas referências sonoras (bandas como Radiohead, Interpol, Apanhador Só e The Microphones) à suas próprias pretensões musicais. Brincando com tendências do Indie Rock e do Post-Punk, o grupo sabe (apesar da pouca idade) dosar muito bem seus elementos e ressaltar cada um deles, sem nunca perder o foco nas letras – que ganham destaque em grande parte das faixas deste curto EP.

Começando com a divertida Gragário, o quarteto mostra um Indie Rock mais cru, bem perto do que era feito na metade da década passada (o que pode lembrar Moptop, ou ainda Milburn). Com uma bateria pulsante e uma boa dinâmica entre o par de guitarras, a faixa apresenta um pouco do que as demais faixas irão trazer ao ouvinte. Já Vírus, principal single do EP, brinca com timbres de guitarra geralmente usados no Post-Rock e com riffs certeiros seguindo a linha do Indie Rock.

Na sequência, Tempestades diminui o ritmo e dessa vez é baixo que chama a atenção, conduzindo os graves da faixa. De Alguém Que Ficou Para Alguém Que Fugiuparece mais uma vez flertar com as tendências do Post-Rock e experimentar com efeitos ao fim faixa. Fechando o curto EP, A História (de Mentira) começa com uma tímida guitarra para explodir em um vigoroso Rock tipicamente brasileiro.

Com cinco boas canções, o EP se encerra com um saldo positivo. Mostrando grande potencial, o quarteto curitibano pode vir a se firmar no território nacional como um dos bons nomes do cenário do Indie Rock.

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Moptop, Veenstra, Apanhador Só
ARTISTA: Dunas
MARCADORES: Indie Rock, Post-Punk

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts