Resenhas

Overseas – Overseas

Estréia de supergrupo formado por membros de diversas bandas Indie faz com que o gênero seja exposto a suas origens melancólicas em um disco emocionante e triste.

Loading

Ano: 2013
Selo: Overseas
# Faixas: 10
Estilos: Indie Rock
Duração: 31:53
Nota: 3.5
Produção: Overseas

O que seria do Indie Rock sem a tristeza e os dramas da vida real? Vozes no meio de uma multidão que esperam ser correspondidas através de alguns versos e riffs cínicos ou sinceros, mas que abordam a realidade como muitas vezes ela é: triste. Esperada, uma banda ou super-grupo, formada por membros de Bedhead, Centro-matic e Pedro The Lion, os dois últimos através dos vocais dissonantes de Will Johnson e David Bazan, respectivamente, não fosse fugir da atmosfera da melancolia.

Overseas é no entanto, uma série de experimentos de variadas cores musicais. Baladas capturam o coração daqueles desesperados por carinho e um ombro amigo enquanto raivosas faixas, mais elétricas que acústicas, trazem um ar mais dark a Overseas. Quando Johnson se coloca a frente dos vocais em faixas como Ghost to Be e Redback Strike, as coisas se colocam em um patamar mais calmo. Sua voz aguda e cortante, parece encontrar em sua simplicidade o contexto necessário para que tudo tenha o seu impacto no devido tempo.

Bazan já é mais elétrico, vistoso mas mesmo assim melancólico como na excelente Old Love em que aborda tristestemente a realidade de um casamento ou em HELPP, faixa letárgica e incerta. Se a sua vida não está nos melhores momentos e as músicas mais dramáticas são uma escolha para sair da bad, tal disco serve como auto-ajuda. No entanto, posso lhe dizer que tal opção pode aprofundar ainda mais um estado psicológico instável.

No meio de músicas belas como Lights Are Gonna Fall e Came with The Frame, românticas e adequadas para um filme Indie com alguma nova celebridade do cinema, existem sempre as faixas que derrubam o espírito dos mais resistentes como All your Own e Here(Wish You Here), está literalmente de se deixar levar nas lágrimas sem grande chances de melhorar por conta própria.

Os momentos mais agitados nos lembram a melancolia do Dinosaur Jr. como The Sound of Giving Way e Down Below muito pela presença de Bazan que sabe se colocar no meio de guitarras e conduzir o espírito um pouco mais pra cima. Algo ao longo do disco não nos deixa esquecer que tudo é um ensaio de grandes artistas que chegam a boas músicas mas sem se distanciar muito de suas influências. O resultado não chega a surpreender mas tampouco decepciona, aqui é o puro Indie Rock que certamente irá encontrar correspondência no coração de alguma alma triste, se tornando um companheiro obrigatório e para outros será mais um disco do gênero. No entanto, vale ser escutado, mesmo que seja para ficar triste pois as vezes é bom mudar o seu estado de espírito para saber quem você é realmente, e nada é mais coerente nesta obra do que a exposição melancólica que o grupo traz para seu ouvinte.

Loading

ARTISTA: Overseas
MARCADORES: Indie Rock, Ouça

Autor:

Economista musical, viciado em games, filmes, astrofísica e arte em geral.